https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/10/clas9217.jpg

EM MT

Governo lança operação para fiscalizar e punir queimadas

Christiano Antonucci/Secom-MT

O governo de Mato Grosso lançou a Operação ‘Abafa Amazônia’ nesta quarta-feira (6) para fiscalizar e punir os responsáveis por queimadas ilegais no estado. Os municípios da região norte serão os principais locais de fiscalização, que teve início nesta semana e segue até o fim do ano, reta final do período de estiagem.

A operação é coordenada pelo Corpo de Bombeiros e conta com a força integrada de 35 agentes de segurança Pública, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Perícia Oficial de Identificação (Politec).

De acordo com o governo, o período proibitivo de queimadas na zona rural neste ano continua valendo, conforme decreto publicado no Diário Oficial que vai de 1º de julho a 30 de outubro.

Durante esse período, fica proibido o uso do fogo em áreas rurais para limpeza e manejo, para evitar incêndios florestais de grandes proporções. Na zona urbana, as queimadas são proibidas o ano todo.

Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT), nesta fase da operação, os trabalhos de fiscalização estão concentrados em pontos com maior incidência de focos de calor, identificados pela Plataforma de Monitoramento com Imagens de Satélite Planet, um sistema de detecção de desmatamento em tempo real de alta resolução que permite um monitoramento ambiental preventivo.

O governo informou que foram investidos R$ 73 milhões para as ações de combate a temporada de incêndios florestais 2021.

As instituições foram fortalecidas com equipamentos, veículos, dentre outras medidas para proteção dos Biomas mato-grossense que apresentaram satisfatório de redução na incidência de focos de calor na vegetação: Pantanal 92%, Cerrado 53% e Amazônia 38%.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *