https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/10/WhatsApp-Image-2021-10-13-at-09.05.54.jpeg

PROGRESSO

Nova lei cria Fórum Mato-grossense de Desenvolvimento Regional

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

Foi sancionada pelo Governador Mauro Mendes em 6 de outubro a lei 11.519 de autoria do economista Deputado Estadual Thiago Silva que cria o Fórum Mato-grossense de Desenvolvimento Regional.

Um dos objetivos da nova lei é trabalhar políticas públicas articuladas e integradas com todos os poderes e a iniciativa privada, para diminuir as desigualdades regionais de Mato Grosso, alavancar parcerias para elaboração de planos e projetos, reconhecer e fortalecer o potencial econômico de acordo com cada região.

“Estamos visitando todas as regiões do estado e notamos a demanda da criação deste fórum que irá ajudar os municípios na descoberta dos seus potenciais e na promoção do debate e deliberação de políticas de desenvolvimento regional, seja para o aprofundamento de estudos, formação de parcerias ou encaminhamento de demandas. Hoje Mato Grosso é o campeão na produção agrícola, temos o maior rebanho bovino, e a definição da implantação e expansão de novas ferrovias que vão impulsionar a nossa economia. Entretanto precisamos que este crescimento econômico possa impactar diretamente na vida de todos os cidadãos e todas as regiões do Estado. Desta forma, queremos que através deste Fórum possamos debater o desenvolvimento regional e criar políticas públicas para diminuir as desigualdades regionais e distribuir a riqueza de forma igualitária para todos os 141 municípios mato-grossenses, diz Thiago Silva.

A grande produção estadual, acima da capacidade de consumo da população mato-grossense, ainda não foi capaz de desenvolver as estruturas regionais e alavancar elevado grau de bem-estar da população e o Fórum Regional irá trabalhar projetos e alternativas viáveis que possam propiciar o desenvolvimento social e econômico, garantindo qualidade de vida para os mais de 3 milhões de habitantes do Estado.

Em Mato Grosso a estrutura produtiva regional vem se modificando rapidamente, sobrepondo novos modelos produtivos sobre os antigos e buscando se manter inserida em um ambiente de competição internacional. O questionamento da sociedade é se essa estrutura em movimento poderá criar um novo cenário socioeconômico que garanta outro modelo de desenvolvimento, capaz de incluir os grupos sociais marginalizados e ao mesmo tempo manter a estrutura e a funcionalidade dos ecossistemas regionais.

“A nossa preocupação é com o aumento contínuo das diferenças regionais. Enquanto algumas regiões estão em franco crescimento, outras encontram dificuldades de atração de novas empresas por falta de infraestrutura e apoio de incentivos fiscais. Com a possibilidade da implantação de novas rodovias e ferrovias, será necessário analisar o impacto e benefícios para o estado. Além disto, trabalhar a diversificação da economia local, incentivar a industrialização e o investimento em inovação e tecnologia”, destaca o deputado.

De acordo com o deputado Thiago Silva, o próximo passo é realizar audiências públicas nas regiões Noroeste, Oeste, Sudeste, Araguaia, Norte, Médio-Norte, Xingu e Baixada Cuiabana para a criação de ações e projetos que promovam o crescimento econômico e social de forma igualitária em todas as regiões mato-grossenses.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *