https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/10/9A1A0919-scaled.jpg

PEDÁGIO

Mendes diz que Rota do Oeste arrecada R$ 500 mi e não duplica BR-163

DA REDAÇÃO / GABRIEL RODRIGUES - DO LOCAL / LEONARDO MAURO
[email protected]

Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes (DEM), afirmou durante entrevista na manhã desta segunda-feira (25), que é um absurdo a concessionária Rota do Oeste continuar realizando a cobrança de pedágio na BR-163, mesmo sem executar nenhum quilômetro da duplicação. A empresa venceu a licitação e deveria duplicar o trecho entre Cuiabá e Sinop (479 km), fato que não ocorreu.

“É um absurdo o que está acontecendo. Uma empresa assinou o contrato de concessão para em 5 anos duplicar de Cuiabá até Sinop, nada aconteceu e ela continua cobrando pedágio. Assim, qualquer um de vocês queria um pedágio desse, que arrecada R$500 milhões por ano e não executou um metro de duplicação nesse período. Então realmente, alguém tem que tomar uma providência”, disse ele.

Ao ser questionado sobre a possibilidade do processo da abertura de uma CPI na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para investigar a concessionária se arrastar por vários anos, mesmo praticando a cobrança, Mendes deu apoio a iniciativa parlamentar.

“O que eles [ALMT] deveriam fazer? deixar como eles estão? O prazo que a duplicação tivesse sido concluída era 2019. Ou seja, passaram 5 anos não duplicou nada, passaram 2 anos e não fizeram nada, e aí? Vão deixar eles cobrando pedágio assim mesmo?”, questionou o Governador.

Mendes destacou que o modelo funciona de concessão funciona em todo Brasil: “O modelo funciona em todo Brasil. Agora aqui, tinha que se tomar uma providência para evitar que a empresa descumprindo o contrato continuasse cobrando pedágio”, pontuou.

ABERTURA DE CPI NA ALMT

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) Max Russi (PSB), afirmou na última quarta-feira (29), que pretende abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações da concessionária Rota do Oeste, a qual presta serviços na BR-163 e também na BR-364, que de acordo com o parlamentar estão em péssimas condições, mas que geram muita arrecadação para a empresa.

Todo dia está morrendo gente na 163 na 364 e acostamento muito alto, sem terceira faixa, pagando pedágio, a concessionária está arrecadando quase 500 milhões por ano. Eu confesso que na próxima semana aí, eu mesmo vou encaminhar dentro da Assembleia a proposição de uma CPI, por que não entendemos como que essa concessionária, ah, mas é obrigação do Governo Federal. Tudo bem! Mas como que esse concessionária tá operando, tá recebendo aí meio bilhão por ano e não faz essa duplicação, não cumpre, o seu compromisso”, destaca o presidente.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 26 de outubro de 2021 às 12:11:51
  • 26 de outubro de 2021 às 12:09:06