https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/10/jair_bolsonaro_presidente_05.jpg

EM LIVE

Parlamentares pedem investigação de Bolsonaro sobre vacina e Aids

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Antonio Cruz/Agência Brasil

Parlamentares do PSOL e PDT entraram com uma ação nesta segunda-feira (25) no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a investigação de Jair Bolsonaro pela fake news propagada pelo presidente que associa a vacina contra a Covid com o risco de pegar Aids.

A associação é falsa e não faz sentido cientificamente. Bolsonaro deu a declaração em uma live que foi ao ar na quinta-feira (21). Na noite deste domingo (24), o Facebook tirou a live do ar.

Nela, Bolsonaro mencionou uma notícia falsa que diz que relatórios oficiais do Reino Unido teriam sugerido que as pessoas totalmente vacinadas estariam desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS) “muito mais rápido do que o previsto”.

Na ação enviada ao STF, os parlamentares disseram que o fato de Bolsonaro disseminar mentiras sobre a vacinação é um “desrespeito” com as famílias que tiveram perdas de entes pela Covid.

“O presidente da República mentir sobre a vacinação – utilizando um site conspiracionista e conhecido pelas fake news – além de um ato criminoso, é um absoluto desrespeito para com o país e com as famílias enlutadas”, escreveram.

Facebook tira do ar

Ao tirar do ar a live de Bolsonaro, o Facebook afirmou que as políticas da empresa “não permitem alegações de que as vacinas de Covid-19 matam ou podem causar danos graves às pessoas”.

A notícia falsa mencionada por Bolsonaro foi colocada no site conspiracionista beforeitnews.com, que publica textos dizendo que as vacinas rastreiam os vacinados e que milhões de pessoas morreram com as vacinas.

Procurado pelo g1, o Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido afirma que a publicação é de um site que propaga “fake news” e teorias da conspiração e diz que a história não é verdadeira.

CPI quer banimento de Bolsonaro das redes

A fala de Bolsonaro gerou reação também na CPI da Covid. Os integrantes da cúpula da comissão querem que os termos da declaração de Bolsonaro sejam enviados ao ministro Alexandre de Moraes, relator no STF do inquérito que investiga o presidente por fake news.

Eles defendem ainda o banimento de Bolsonaro das redes sociais.

“Informo que incluiremos, no relatório da CPI, a fala mentirosa e absurda de Bolsonaro associando a vacina contra a Covid-19 à Aids. Além disso, encaminharemos ofício ao ministro Alexandre de Moraes, pedindo que Bolsonaro seja investigado por esse absurdo no âmbito do inquérito das fake news e recomendaremos às plataformas de redes sociais a suspensão e/ou o banimento do presidente”, afirmou o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 26 de outubro de 2021 às 12:08:09
  • 26 de outubro de 2021 às 11:53:48