https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/10/WhatsApp-Image-2021-10-28-at-06.38.03-1.jpeg

DESVIOS NA SAÚDE

Polícia Federal deflagra ‘Curare II’, prende ex-secretário e seu sócio

DA REDAÇÃO / LEONARDO MAURO
[email protected]

Mato Grosso Mais

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (28) a “Operação Cupincha”, segunda fase da Operação Curare, desencadeada em 30/07 deste ano. O ex-secretário de Saúde, Célio Rodrigues foi preso em Cuiabá, o seu sócio, o empresário Paulo Roberto de Souza Jamur em Curitiba e um terceiro investigado está foragido da PF na Capital cuiabana.

Visando a realização de diligências investigativas ostensivas, bem como de identificação e de constrição patrimonial, em decorrência de atos de corrupção e lavagem de capitais, envolvendo o desvio de recursos públicos destinados à saúde de Cuiabá.

Como se apurou na primeira fase da Operação Curare, um grupo empresarial, que fornece serviços à Secretaria Municipal de Saúde do Município de Cuiabá e que recebeu, entre os anos de 2019 e 2021, mais de 100 milhões de reais, manteve-se à frente dos serviços públicos mediante o pagamento de vantagens indevidas, seja de forma direta ou por intermédio de empresas de consultoria, turismo ou até mesmo recém transformadas para o ramo da saúde.

Após o ingresso dos recursos nas contas das empresas intermediárias, muitas vezes com atividades econômicas incompatíveis, os valores passavam a ser movimentados, de forma fracionada, por meio de saques eletrônicos e cheques avulsos, de forma a tentar ocultar o real destinatário dos recursos.

A movimentação financeira também se dava nas contas bancárias de pessoas físicas, em geral vinculadas às empresas intermediárias, que se encarregavam de igualmente efetuar saques e emitir cheques, visando a dissimulação dos eventuais beneficiários.

Paralelamente, o grupo empresarial investigado na primeira fase da Operação Curare promovia supostas “quarteirizações” de Contratos Administrativos, que viriam a beneficiar, em última instância, o servidor responsável pelas contratações com a Secretaria Municipal de Saúde e Empresa Cuiabana de Saúde Pública, incluindo o pagamento de suas despesas pessoais.

O nível de aproximação entre as atividades públicas e privadas dos investigados envolveu a aquisição de uma cervejaria artesanal, em que se associaram, de forma oculta, o então servidor público e o proprietário do grupo empresarial investigado.

Ao todo, serão cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e nas cidades de Cuiabá e Curitiba/PR, além da efetivação de 03 prisões preventivas e de medidas de sequestro de bens, direitos e valores.

A sede da Cervejaria Cuyabana também foi alvo de buscas.

Veja mais vídeos

Com informações da Polícia Federal 

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 28 de outubro de 2021 às 17:32:35
  • 28 de outubro de 2021 às 17:27:56