https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/10/AGUA.png

ÁREA URBANA

Sema alerta sobre proibição de perfuração de poços

SEMA-MT / SABRINA VENTRESQUI
[email protected]

Reprodução/ Coega

Está proibida a perfuração de poços tubulares e a concessão de outorgas para captação subterrânea de água em área urbana, para uso residencial. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) alerta que não é possível regularizar poços perfurados sem autorização ambiental.

“Orientamos que não seja feita a perfuração ilegal, pois em caso de perfuração de poços em área urbana, a situação não poderá ser regularizada posteriormente. Além disso, a conduta pode ocasionar em multas e outras penalidades”, explicou o superintendente de Recursos Hídricos da Sema, Luiz Henrique Noquelli.

A norma prevê que edificações urbanas devem obrigatoriamente receber água por uma conecção com redes públicas de abastecimento, e de esgotamento sanitário disponíveis.

A lei 9.433/97, que trata sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos, tipifica essa conduta como infração às normas de utilização de recursos hídricos. Quem descumprir a Lei está sujeito a multas que variam de R$ 100 a R$ 50 milhões, de acordo com a  gravidade da infração.

A exceção se aplica aos casos em que o serviço público de abastecimento de água potável não esteja disponível, como em áreas rurais ou remotas. Nestas ocasiões, a Sema poderá realizar a autorização e outorga, mesmo que a coleta de água subterrânea seja para uso residencial.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *