https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/11/b513c927ce26452ea56c8dedd8b85e11.jpg

NA CAPITAL

Prefeitura reforça ações em cemitérios para eliminar criadouros da dengue

PREFEITURA DE CUIABÁ / JULIA MILHOMEM
[email protected]

Gustavo Duarte

Levando em consideração o Dia de Finados, o Centro de Controle de Zoonoses realizou ações que vistoriam os cemitérios de Cuiabá, com o objetivo de identificar locais que possam ser criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, do zika vírus e da chikungunya.

De acordo responsável do técnico de controle químico, Helton Rogerio Trindade, os agentes de combate a endemias identificaram, coletaram e eliminaram os possíveis criadouros e ainda fizeram o bloqueio químico dos mosquitos adultos.

“A aplicação do inseticida é direcionada para a eliminação do mosquito adulto, dentro do cemitério e também nas ruas próximas. Os agentes de endemias realizam as ações de controle mecânico com eliminação ou tratamento dos criadouros dentro dos cemitérios, como vasos, pratos de planta ou outros objetos que são esquecidos pelos visitantes”, disse.

Ele ainda destaca a importância da população para os cuidados básicos e essenciais no combate e prevenção. A intenção é conscientizar os visitantes em dar preferência na utilização de vasos de plantas com areia e flores artificiais.

“Temos que evitar qualquer depósito que acumule água, pois os ovos do Aedes aegypti podem ficar até um ano nos recipientes”, alerta.

Os cemitérios vistoriados são:  Parque Bom Jesus de Cuiabá, São Gonçalo, Pascoal Ramos, Boa Esperança, Piedade, Porto, Despraiado, Sucuri, Guia e Coxipó do Ouro.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *