https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/11/WhatsApp-Image-2021-11-01-at-14.50.31.jpeg

EMPREENDER

Projeto social atenderá mulheres e LGBTQIA+ em municípios de MT

DA ASSESSORIA / BEATRIZ SARTUNINO
[email protected]

Da assessoria

Pelo menos 1.200 mulheres e comunidade LGBTQIA+, em vulnerabilidade social, deverão ser capacitados de forma gratuita em cursos, oficinas e palestras de empoderamento e economia criativa para o auto sustento nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Mirassol D’Oeste, Araputanga, Lambari D’Oeste, São José dos Quatro Marcos e Pontes e Lacerda, a partir do mês de outubro, pelo projeto social “Aprenda e Empreenda: Empoderamento Feminino e Autonomia Econômica da Mulher”.

Conveniado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), com emenda parlamentar do deputado federal Dr. Leonardo, o projeto já foi lançado em Pontes e Lacerda (a 350 km de Cuiabá), no dia 20 de outubro, com parceria do Projeto Menina Feliz, onde serão atendidas 360 alunas nos cursos de Auxiliar de Cabeleireiro, Secretariado Executivo, Manicure, Maquiagem, Artesanato com Pintura em Tecido, MDF, Cerâmica e Biscuit.

O Projeto Menina Feliz já oferece cursos diversos para crianças e adolescentes do sexo feminino, com idades entre 7 e 17 anos, em situação de risco social e econômico. Ele é sem fins lucrativos, cuja manutenção das atividades é financiada basicamente com recursos adquiridos em bazares, feiras, rifas, doações e muitas vezes do próprio bolso dos membros da diretoria.

“E o Aprenda e Empreenda veio para contribuir e fazer manutenção deste importante projeto que atende somente meninas, onde já existe a estrutura para se desenvolver as ações e, por isso, começamos por lá. O próximo passo é lançarmos em Cuiabá, com a ajuda das lideranças comunitárias em identificar e cadastrar mulheres e a comunidade LGBTQIA+, que necessitam de uma oportunidade em se profissionalizar para ter uma renda e melhorar a condição de vida”, destaca a presidente do Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação, Cybele Bussiki, realizador do Aprenda e Empreenda.

Com exceção de Pontes e Lacerda, a previsão é de atender mulheres acima de 18 anos, pois a intenção é capacitar as provedoras do lar para ajudar na geração de renda da família por meio de cursos de capacitação.

A ideia é preparar para o mercado de trabalho, proporcionando crescimento pessoal e profissional.

“Nos outros municípios iremos contar com lideranças locais para a divulgação nos bairros e suporte para fazermos as inscrições, justamente porque a liderança é quem conhece o território com excelência e pode se aproximar de fato do público que mais precisa, ampliando o impacto o projeto”, explica a coordenadora pedagógica, Poliana Queiroz.

Estão previstos para Cuiabá e Várzea Grande os cursos de Personal Organizer para Trabalhos Domésticos, Maquiagem e Design de Sobrancelha e Customização Criativa de Roupas, e devem começar em novembro e dezembro, respectivamente.

Já em Cáceres, Mirassol d’Oeste, Araputanga, Lambari d’Oeste e São José dos Quatro Marcos devem iniciar em fevereiro do ano de 2022.

No próximo ano, serão oferecidos os cursos de Personal Organizer para Trabalhos Domésticos, Maquiagem e Design de Sobrancelha, Customização Criativa de Roupas e Auxiliar de Cabeleireiro, em Cáceres, e Curso de Corte e Costura e Customização de Roupas Usadas, nos demais municípios.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 2 de novembro de 2021 às 15:13:21