https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/11/Sem-titulo-3.png

EMBARGO DA CHINA

Carne: exportações abaixo de 100 mil toneladas em outubro

METRÓPOLES / NATÁLIA COUTINHO
[email protected]

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Após dois meses sem a China comprar carne bovina brasileira, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) divulgou, nesta quinta-feira (4/11), que as exportações do produto in natura do Brasil ficaram abaixo de 100 mil toneladas pela primeira vez desde julho de 2018.

Os pesquisadores afirmam que dados preliminares da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que foram exportadas 82,18 mil toneladas de carne bovina no mês de outubro, sem considerar os produtos processados.

Na época em que a exportação também atingiu uma número baixo, o país vivia uma greve de caminhoneiros que impediu que cargas saíssem dos frigoríficos e entrassem nos portos, o que limitou os embarques.

Os pesquisadores do Cepea destacam, em nota, que “é a primeira vez em pouco mais de três anos que as exportações brasileiras de carne bovina ficam abaixo de 100 mil toneladas”.

Além disso, eles relatam que “isso se deve à manutenção da suspensão dos envios da carne bovina brasileira à China, o maior destino internacional da proteína”.

De acordo com o indicador do Cepea, com base no mercado de São Paulo, o preço do boi gordo acumulou baixa de 11,83% no mês passado. No dia 29 de outubro, a referência foi de R$ 257,10.

Nessa quarta-feira (3/11), depois de alta no dia anterior, voltou a cair, valendo R$ 256,65.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 4 de novembro de 2021 às 20:59:17