https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/11/3712_a.jpg

AGRICULTURA FAMILIAR

Jaciara incentiva o plantio de capiaçu que garante rendimento e baixo custo ao produtor

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Ascom

O secretário Municipal de Agricultura e Turismo de Jaciara, Rodrigo Francisco (Tunicão), anunciou que a Prefeitura Municipal irá investir no agricultor familiar, incentivando o plantio de BRS capiaçu. Alternativa aos produtores de bovino de corte, leiteiro e pequenos ruminantes, durante o período de seca, além de gerar renda já que o plantio de capiaçu tem custo baixo para quem o cultiva.

De acordo com Tunicão, incentivar os produtores da agricultura familiar é uma forma de também gerar renda e valorizar o trabalho do campo. Para ele, investir no plantio é um grande desafio, mas assegura otimismo e já prevê produção para o próximo ano.

“Precisamos oferecer opções ao produtor rural, quanto a alimentação do gado de corte e leiteiro no período de estiagem e, o capiaçu é uma grande aposta, pois  o retorno é rápido e rentável para quem irá cultivá-lo e, contamos com a parceria da Empaer, no suporte técnico, para que isso aconteça de fato”, enfatizou o gestor.

E por falar em cultivo, essa experiência já é realidade, por exemplo, na propriedade do produtor rural, Valdir Agemir Freitag, em Campo Verde, referência no plantio na região. Ele ,que começou com uma produção  bastante tímida em uma área de 1,5 hectares e, atualmente produz capiaçu em pelo menos 8 hectares de terra já com projeto para expandir para mais 6 hectares.

Segundo Valdir, o auxílio da Empaer o ajudou muito e o resultado disso foi a expansão da área produzida. O plantio, leva cerca de cento e vinte dias para primeira colheita, podendo passar por mais duas colheitas, dessa mesma produção, sem irrigação além de ser rentável para quem deseja investir.

“São quatro meses o período de crescimento do capiaçu e colheita. Na primeira colheita, é possível acumular de 50 a 60 toneladas, na segunda, de 80 a 100, para cada hectare de terra. O custo é baixo e a tonelada pode chegar a R$ 400,00 com custo de R$ 80 em média, por hectare. O que não deixa de ser rentável para quem pretende investir”, considerou Valdir.

PROJETO PILOTO – Conforme o secretário de Agricultura de Jaciara, já existe um levantamento de áreas no município que serão projeto piloto da ideia que funcionou na prática para Valdir. Na cidade, todo o processo contará com o auxílio técnico da Empaer . Maquinários também serão disponibilizados aos pequenos produtores para que seja feito todo o preparo da área. O objetivo é oferecer o capiaçu por meio de silagem e mudas.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *