https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/11/unnamed-1.jpg

CEPEA

Preço do óleo de soja atinge maior patamar em um ano, aponta estudo

Divulgação/Abiove

O preço do óleo de soja atingiu o maior patamar em um ano, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a demanda mundial por óleo de soja também segue crescente, atingindo volumes recordes.

De acordo com o analista e pesquisador do Cepea, Lucílio Alves, há expectativa em 2022 para a retomada do aumento da mistura do biodiesel ao diesel, que elevará a demanda pelo óleo de soja no Brasil.

“Há uma expectativa de que a oferta cresça. Tivemos boa oferta da América do Norte e por enquanto há uma boa expectativa em termos de oferta para a América do Sul, além da expectativa da melhora da demanda mundial de forma geral. Principalmente para o Brasil para o final deste ano, pois devido a redução da mistura do biodiesel ao óleo diesel de 13% para 10%, há uma expectativa de retomada dessa mistura para 13% em 2022, esse fator deve elevar a demanda por óleo de soja”, explica Alves.

O pesquisador ainda aponta que em relação às exportações, 80% do óleo de soja é para uso humano. “Nós temos uma relação muito forte do contextos de preços do Brasil com o mercado internacional, olhando do ponto de vista internacional nós também precisamos levar em consideração que 20% do óleo é destinado ao biodiesel e os outros 80% para consumo humano. No Brasil 52% do consumo de óleo de soja vem ou é destinado para biodiesel e os outros 48% para consumo humano”, diz.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *