https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/11/bda-malaria-1.jpg

ALARMANTE

Casos de malária aumentam 129% em Mato Grosso neste ano

Rede Amazônica/Reprodução

Mato Grosso registrou entre janeiro a junho deste ano, 2.199 casos de Malária, um aumento de 129,1% no total de casos registrados no estado, comparados com o mesmo período de 2020.

Durante todo o ano de 2020, o estado teve 3.611 casos da doença. Mato Grosso representou 2,5% do total de casos de malária da região amazônica no ano passado.

No Brasil, a malária é uma doença endêmica na região amazônica, composta pelos sete estados da Região Norte, além do Maranhão e Mato Grosso.

Número de casos autóctones de malária em Mato Grosso de acordo com a espécie parasitária e tendência, janeiro de 2020 a junho de 2021 — Foto:  Ministério da Saúde

Número de casos autóctones de malária em Mato Grosso de acordo com a espécie parasitária e tendência, janeiro de 2020 a junho de 2021 — Foto: Ministério da Saúde

Em relação à malária por P. falciparum e malária mista, em 2020 foram registrados 372 casos e em 2021, de janeiro a junho, 105 casos, uma redução de 36% entre janeiro a junho de 2020.

Do total de 141 municípios do estado, considerando o recorte de janeiro de 2020 a junho de 2021, os municípios de Aripuanã, Colniza e Pontes e Lacerda concentraram 80% do total de casos autóctones de malária do estado (veja abaixo), e outros 39 municípios tiveram transmissão de malária no mesmo período.

Número de casos autóctones de malária nos municípios que contemplam 80,0% do total de casos de malária em MT e tendência, janeiro de 2020 a junho de 2021 — Foto: Ministério da Saúde

Número de casos autóctones de malária nos municípios que contemplam 80,0% do total de casos de malária em MT e tendência, janeiro de 2020 a junho de 2021 — Foto: Ministério da Saúde

Em relação à malária por P. falciparum, o município de Colniza concentrou mais de 80% dos casos autóctones do estado (veja acima).

Segundo o levantamento, o estado vem apresentando um aumento do número de casos ao longo dos últimos anos, principalmente em áreas de garimpo.

A distribuição de casos de malária em áreas especiais no estado do Mato do Grosso apresenta uma predominância em área de garimpo com 49,6% no período de 2020 e de 76% no período de janeiro a junho de 2021.

Em seguida, estão a área rural e a área indígena. Confira:

Distribuição de casos de malária por áreas especiais no estado do Mato Grosso, 2020 e janeiro a junho de 2021 — Foto: Ministério da Saúde

Distribuição de casos de malária por áreas especiais no estado do Mato Grosso, 2020 e janeiro a junho de 2021 — Foto: Ministério da Saúde

A IPA do estado, no ano de 2020, foi de um caso por cada mil habitantes.

Os municípios de Aripuanã, Colniza, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade foram responsáveis por mais 90,2% dos casos de malária no estado no período de 2020, apresentados dentro da classifcação da IPA como de médio e alto risco. Veja no mapa abaixo:

Mapa de risco de malária do estado do Mato Grosso, por município, 2020 — Foto: Ministério da Saúde

Mapa de risco de malária do estado do Mato Grosso, por município, 2020 — Foto: Ministério da Saúde

Considerando o indicador, do total de casos sintomáticos de malária notificados no estado no ano de 2020, 62,5% foram tratados em tempo oportuno. (veja abaixo)

Mapa de oportunidade de tratamento de acordo com o resultado do PQA-VS por município, Mato Grosso, 2020 — Foto:  Ministério da Saúde

Mapa de oportunidade de tratamento de acordo com o resultado do PQA-VS por município, Mato Grosso, 2020 — Foto: Ministério da Saúde

Ações desenvolvidas

Segundo o Ministério da Saúde, para buscar conter este aumento e reduzir o número de casos, algumas ações foram realizadas em municípios prioritários:

  • Monitoramento de casos notificados em unidades de saúde do estado, realizando comunicação imediata com os municípios a partir da detecção de aumento de casos de malária nos municípios de Pontes e Lacerda e Aripuanã, oriundos de áreas de garimpo.
  • Reunião de videoconferência entre o PNCM, Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Regional de Saúde de Juína para atualização sobre as diretrizes do PNCM aos técnicos dos municípios de Aripuanã e Colniza.
  • Realização de reunião presencial com os secretários de saúde dos municípios de Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Conquista d’Oeste e Nova Lacerda, com elaboração de plano de ação para resposta e controle ao surto de malária na região.
  • Realização de reunião por videoconferência entre a SES-MT, Lacen-MT, Regional de Saúde de Pontes e Lacerda, e SMS dos municípios de Pontes e Lacerda, Conquista d’Oeste, Vila Bela da Santíssima Trindade e participação do Cosems, DSEI Cuiabá e PNCM, para discussão de estratégias de controle sobre aumentos de casos de malária em região de garimpo.
  • Elaboração de Nota Técnica de atualização sobre liberação e uso de TDR para os municípios do estado, visando implementar a estratégia para aumentar a cobertura do diagnóstico de malária nos municípios.
  • Capacitação realizada pela SES-MT para o município de Pontes e Lacerda em Vigilância e Controle de vetores da malária.
  • Publicação de Boletim Epidemiológico de Malária no estado do Mato Grosso. Realização de vistoria e supervisão nos empreendimentos do município de Aripuanã, referente as ações do Plano de Avaliação do Potencial Malarígeno, no controle do impacto dos empreendimentos nos indicadores de malária da região.
  • Capacitação realizada por técnicos do Escritório Regional de Saúde de Juína aos agentes de saúde do município de Colniza em controle vetorial, busca ativa de casos, diagnóstico e tratamento para a malária.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 10 de novembro de 2021 às 19:15:21