https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/11/SERVICOS.png

APONTA IBGE

Setor de serviços recua 0,6% em setembro, após 5 meses de alta

Michael Melo/Metrópoles

O setor de serviços recuou 0,6% na passagem de agosto para setembro deste ano, informou, nesta sexta-feira (12/11), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A queda interrompe uma sequência de taxas positivas nos cinco meses anteriores. No período, o setor acumulou alta de 6,2%.

Com o resultado de setembro, o setor ficou 3,7% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro do ano passado, mas está 8% abaixo do recorde alcançado em novembro de 2014. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

Quatro das cinco atividades investigadas pela pesquisa acompanharam o recuo, com destaque para os transportes (-1,9%), que tiveram a taxa negativa mais acentuada desde abril de 2020.

Serviços recuam 0,6% em setembro, após cinco meses de crescimento

Serviços recuam 0,6% em setembro, após cinco meses de crescimento

A baixa no setor de transportes, segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, foi influenciada pelas quedas no transporte aéreo de passageiros – devido à alta de 28,19% no preço das passagens aéreas –, no transporte rodoviário de cargas e no ferroviário de cargas.

As outras atividades que recuaram no período foram outros serviços (-4,7%), informação e comunicação (-0,9%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,1%).

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 12 de novembro de 2021 às 19:09:16