https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/11/whatsapp-image-2021-11-16-at-11.34.56-1-1.jpeg

CRISE HÍDRICA

Tangará da Serra passará a ter abastecimento de água por setor

Divulgação

A prefeitura de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, anunciou nessa sexta-feira (19) que o fornecimento de água passará a ser feito por setor, por causa da crise hídrica que afeta a região. As chuvas até agora não foram suficientes para elevar o nível do reservatório da Estação de Tratamento (ETA) do município.

Em coletiva de imprensa nessa sexta, o prefeito Vander Masson e o diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Heliton Oliveira, disseram que a situação é de colapso no sistema de abastecimento de água. Entre quinta e sexta, choveu apenas 15 milímetros na represa da ETA.

Mudanças

Até então, o abastecimento era realizado duas vezes na semana, mas o reservatório não atendeu as expectativas e muitos bairros ficaram sem água. A ideia de fazer o fornecimento por setores é para garantir o mínimo à população.

“Caso aquele bairro e aquele setor que estiver no cronograma para ser abastecido não seja contemplado com o abastecimento total, no outro dia entraremos com o caminhão-pipa para complementar o abastecimento daquele setor”, disse Heliton Oliveira.

O município, que chegou a anunciar que estava com dificuldades para contratar caminhões-pipas, afirma que essa situação está sendo resolvida. “Os caminhões-pipa estão em fase final de contratação, que é uma licitação de sete carretas de uma empresa daqui da cidade”, disse o prefeito.

Segundo Vander Masson, essa empresa garantiu que a partir deste sábado (20) ou, no máximo, no domingo (21), já vai disponibilizar cinco carretas para fazer a transposição da água do rio.

O gestor, entretanto, reconhece que isso não será suficiente para resolver a situação. “Mas é muito pouco, gente. Nós precisamos de 20 a 30 carretas e bitrucks, caminhões maiores para fazer essa transposição para atender com em torno de 50 litros por segundo”, disse.

A intenção é que neste fim de semana seja feita a distribuição de água com o caminhão-pipa, por exemplo, para o bairro Altos do Tarumã, que tem uma grande população que está desabastecida.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 20 de novembro de 2021 às 14:10:42