https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/01/enem2019prova5.jpg

VESTIBULAR

Em meio a polêmicas, Enem começa hoje em todo o país

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste domingo (21) com as provas de linguagens, ciências humanas e redação.

Para saber o local de aplicação do exame, o estudante deve consultar o cartão de confirmação de inscrição disponível na página oficial do Enem. Os portões serão abertos às 12h (de Brasília) e fechados às 13h. A prova irá começar às 13h30 e terminar às 19h.

Para a versão impressa foram registradas 3.040.871 inscrições pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já na versão digital, exclusiva para quem concluiu o ensino médio ou irá terminar em 2021, serão 68.891 participantes.

Ambas versões vão ser aplicadas na mesma data, o que difere da edição de 2020, em que foram separadas.

modalidade escolhida. Sendo assim, é necessário que todos estejam munidos com caneta esferográfica preta de tubo transparente, único modelo permitido nos locais de prova.

A segunda parte da prova será no dia 28 de novembro, em que serão aplicados os testes de matemática e ciências da natureza.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até 1º de dezembro no site e aplicativo oficial do Enem.

Programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) utilizam a nota do Enem para o ingresso de estudantes em universidades públicas e concessão de bolsas em instituições particulares, respectivamente. Entretanto, para estar apto, o candidato não pode ter tirado zero na redação.

Polêmicas na edição de 2021

As polêmicas na edição de 2021 do Enem começaram com a demissão coletiva de 37 servidores do Inep em resposta ao que classificaram como “má gestão” do instituto, em 8 de novembro, conforme ofício obtido pela analista de política da CNN Basília Rodrigues.

Ao comentar sobre o caso, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, em 15 de novembro, que o Enem neste ano “começa agora a ter a cara do governo”.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou, em entrevista à CNN, em 16 de novembro, que não houve interferência no exame, e que as polêmicas não passavam de “ruídos pré-Enem”.

Voltando a fazer declarações sobre o exame, Bolsonaro disse, em 17 de novembro, que ele prega “ativismo político e comportamental”, ao fazer uma comparação com o sistema educacional do Catar, no Oriente Médio.

Na Comissão Especial de Educação da Câmara dos Deputados, também em 17 de novembro, Milton Ribeiro endossou o discurso de Bolsonaro, afirmando que o Enem teria a cara do governo porque a prova acontece com “competência e honestidade”.

Após a repercussão dos fatos, o Congresso Nacional decidiu instaurar uma comissão mista de deputados e senadores para apurar a demissão conjunta dos servidores do Inep.

Os parlamentares de oposição ainda enviaram ao Tribunal de Contas da União (TCU), em reunião com a presidente da casa, ministra Ana Arraes, um pedido de investigação do exame, que foi posteriormente acolhido pelo órgão. O ministro Walton Alencar Rodrigues, do TCU, negou no sábado (20) a medida cautelar.

A Justiça Federal do Distrito Federal negou um pedido liminar, em 18 de novembro, para afastamento do presidente do Inep, Danilo Dupas, pelas denúncias de má gestão.

Respondendo à Justiça Federal de São Paulo, em 19 de novembro, o Inep considerou “ilação” uma suposta interferência no Enem, pelo acesso de pessoas estranhas nos ambientes de preparação e impressão das provas. O STJ negou no sábado uma ação

A Justiça Federal de São Paulo extinguiu, também em 19 de novembro, a ação movida pela Defensoria Pública da União (DPU) para obrigar o Inep a comprovar a segurança da prova contra vazamentos, fraudes e interferências.

No sábado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) derrubou a liminar do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que impedia a aplicação da prova de redação do Enem.

A decisão do TRF4 determinava que essa etapa do exame não fosse considerada no resultado para os candidatos com deficiência que não conseguem se expressar por escrito.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 22 de novembro de 2021 às 12:12:30
  • 21 de novembro de 2021 às 13:19:57