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EURIDES MARTINS

A importância do TDI na Educação Infantil

EURIDES MARTINS

A Educação Infantil revela-se como um momento essencial para o desenvolvimento das crianças de zero a cinco anos de idade. Sua importância encontra-se na construção da base para a formação de atitudes frente ao conhecimento e de habilidades necessárias para o contínuo desenvolvimento da criança, o que implica o respeito a princípios de caráter ético, político e estético.

Assim sendo, as creches e pré-escolas são espaços para explorar o mundo, fantasiar, brincar, ter acesso às fontes de informação, aos livros, à organização coletiva de tempo e espaço, convivência social, descoberta e troca de experiências.

O ingresso na educação infantil para a criança é um grande marco e exige-se dela um comportamento bem diferente do apresentado em casa, local este onde recebe a proteção e carinho dos pais. A escola por ser um ambiente diferenciado, a criança acaba por entender e aceitar o ambiente como hotel e até mesmo redimensionando sua relação com o mundo.

A educação infantil é essencial para a formação de sujeitos respeitosos, críticos e reflexivos. Nesse cenário, o professor atua em prol do processo de aprendizagem dos alunos, além de trabalhar questões relacionadas aos valores sociais e éticos. Dessa forma, os educadores trabalham com a transmissão de conhecimentos científicos e sociais, que favorecem a convivência em sociedade.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96, a educação infantil passou a fazer parte do sistema nacional de ensino, sendo atribuído à primeira etapa da educação básica com a finalidade o desenvolvimento integral da criança, mudando assim o sentido de educação infantil, passando esta a ser responsabilidade da Secretaria de Educação, tornando-se um nível de ensino.

Observa-se que atualmente houve mudanças na educação infantil, e hoje a mesma já é até reconhecida pelo MEC como a primeira etapa da Educação básica, indispensável à construção da cidadania. Nota-se que hoje a mesma constitui-se em consciência social sobre o significado da infância.

Houve uma pesquisa através da WEB no município de Cuiabá MT e utilizou-se de revisão de bibliografia e pesquisa de opinião através da Web. Cunho exploratório, o estudo teve como foco a importância do profissional TDI. O universo da pesquisa envolveu 4 gestores 4 diretores e 4 coordenadores pedagógicos (TRIVIÑOS,2020).
Deste modo verificou-se que os TDI´s são de suma importância pois possui o foco principal nas crianças dessa faixa etária, também que esse profissional deve estar inspirado para encontrar meios no decorrer do ano letivo para manter a faixa etária (creche) empolgados e ligados à instituição de ensino, tendo em vista o melhor aproveitamento deles dentro das salas de aula.

O estudo destacou que as mudanças oriundas da Educação Infantil, do qual passa a ser direito constitucional em 1988, sendo esta população de 1 a 3 anos e 11 meses, momento estes que começam a conquistar um lugar no cenário educacional. As reformas realizadas no sistema educacional têm contribuído com o processo de democratização do acesso à escola.

Conclui-se que o trabalho dos TDI´s complementam o trabalho do professor colaborando com atividades dentro da sala de aula e fora dela, participando das atividades educacionais de lazer, higiene, segurança e saúde. Recebendo e entregando alunos aos responsáveis, auxiliando na alimentação e higiene das crianças entre outras atividades, visando o bem-estar e saúde dos infantes.

*Eurides Martins de Freitas é pedagoga, mas atua como TDI na Creche Macaria Militona de Santana, em Cuiabá-MT.

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