https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/11/kk.jpg

NESTA TERÇA (30)

Defesa Civil alerta população para o risco de chuvas intensas

PREFEITURA DE CUIABÁ / MARIA BARBANT
[email protected]

Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá

A Defesa Civil Municipal alerta a população sobre os riscos de chuvas intensas nesta terça-feira (30), para a capital Cuiabá. De acordo com boletim emitido pelo Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet), válido para o período entre 11 h do dia 30/11 até as 11h do dia 01/12, poderão ser registradas chuvas intensas, entre 30 e 60 mm/h, com 50 e 100 mm/dia. A previsão é de ventos entre 60 a 100 km/hora. O alerta classifica a condição como de risco potencial de perigo.

Nessas condições podem ocorrer corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A recomendação para a população é de que, em caso de rajadas de vento, não se abrigar embaixo de árvores pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Além disso, deve ser evitado o uso de aparelhos eletrônicos ligados a tomadas.

O diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Zanetti reforça as orientações para que a população verifique as condições de telhados e calha, faça a limpeza de ralos e drenos e desobstrução de saídas de água dos quintais.

Se estiver na rua, procure se abrigar em alguma edificação (lojas, bares e lanchonetes, por exemplo) e, se estiver de carro, evite passar por ruas ou trechos alagados. Não deixe as crianças brincarem na enxurrada.

No caso de raios, trovoadas ou tempestades, se estiver em um carro, permaneça dentro. Os pneus funcionam como isolantes. Evite lugares descampados e se estiver em um campo aberto, permaneça agachado (não se deite no solo pois a terra úmida é condutora de eletricidade).

Se estiver dentro da água, em rios, lagos ou piscinas, saia. Em caso de emergência entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 3623 9633 ou WhatsApp 99310-8810, ou ainda o 193 para o Corpo de Bombeiros Militar.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *