https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/12/51717558126_9810b17d71_k.jpg

SENADO APROVOU

Mendonça se reunirá com Fux para marcar data da posse no STF

Edilson Rodrigues/Agência Senado

Aprovado pelo Senado Federal, André Mendonça se reunirá com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, para marcar a data de posse para o cargo que era ocupado pelo ex-ministro Marco Aurélio Mello.

A expectativa é de que o encontro ocorra até o final da próxima semana. A ideia de Fux é marcar a cerimônia para o dia 16 de dezembro, um dia antes da última sessão para o recesso de final de ano.

Em conversa com a CNN Brasil, Mendonça disse nesta quinta-feira (2) que conversou pelo telefone, na quarta-feira (1º), com o presidente da Suprema Corte.

“Ontem, falei com o presidente Luiz Fux e a expectativa [da posse] é ser esse ano ainda”, afirmou Mendonça. “Eu sabia que ia ser difícil, mas que íamos vencer”, acrescentou, lembrando da sabatina de oito horas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal.

Indicado por Jair Bolsonaro (sem partido), Mendonça é a 29ª indicação ao STF desde a redemocratização do país — todas aprovadas pelo Senado Federal —, mas tem a menor aprovação na Casa entre os atuais ministros da Suprema Corte.

No plenário, onde eram necessários ao menos 41 votos favoráveis dos 81 senadores, o nome do ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União foi aprovado por 47 votos a 32. Eram 79 parlamentares no quórum de votação.

A ideia é de que a cerimônia seja realizada no dia 16 de dezembro porque não haveria tempo hábil para organizar uma solenidade para a próxima semana.

A decisão sobre o formato da cerimônia caberá a Mendonça, a quem caberá definir se será presencial ou híbrida. O outro indicado por Bolsonaro, o ministro Nunes Marques, tomou posse em novembro do ano passado em cerimônia semipresencial.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 2 de dezembro de 2021 às 19:44:17