https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/12/1sad-1.jpg

CASO MIRELLA

Madrasta acusada de matar enteada por envenenamento vai a júri nesta quinta (9) em MT

Reprodução

O julgamento de Jaíra Gonçalves de Arruda Oliveira, de 43 anos, acusada de matar por envenenamento a enteada em 2019, acontece nesta quinta-feira (9), no Fórum de Cuiabá.

Mirella Poliane Chue de Oliveira, de 11 anos, morreu em 14 de junho de 2019, após ser internada em um hospital particular da capital. Através de exames, foram detectadas duas substâncias no sangue da vítima: uma delas veneno que provoca intoxicação crônica ou aguda e a morte. A principal suspeita do envenenamento é a madrasta dela, Jaíra Gonçalves.

O processo com mais de 3 mil páginas, reúne depoimentos de dezenas de testemunhas, laudos e relatórios de perícias. A estimativa da Justiça é que este julgamento dure ao menos dois dias. Se condenada, Jaíra pode pegar até 20 anos de prisão.

De acordo com a denúncia, a madrasta levou Mirela 12 vezes a hospitais no período em que colocava veneno na comida dela, mas sempre em hospitais diferentes para não levantar suspeitas, até que Mirela teve uma parada cardíaca e morreu.

Para a polícia, Jaíra queria ter acesso a R$ 800 mil que a menina recebeu de um hospital como indenização pela morte da mãe dela no parto. Mirela só teria acesso aos valores quando completasse 18 anos.

A suspeita está presa desde setembro 2019 na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto, na capital.

Internações

Todas as vezes que a menina passava mal era levada ao hospital, onde ficava internada de três a sete dias e, depois, melhorava. Ao retornar para casa, ela voltava a adoecer.

Claudina Chue Marques, avó de Mirella. — Foto: TVCA/Reprodução

TVCA/Reprodução

Foram, ao todo, nove internações em dois meses. Ela recebia diagnósticos de infecção, pneumonia e até meningite. Na última vez em que foi parar no hospital, a menina já chegou morta. O hospital não quis declarar o óbito, mas suspeitava ser meningite.

Na ocasião, foi acionada a Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), que diante de falta de evidências sobre morte violenta, requisitou vários exames por precaução. Em um deles, foi detectada a substância venenosa no sangue da menina.

Motivo do crime

A vítima tinha direito a uma indenização pela morte da mãe durante o parto, por erro médico em um hospital da capital. A ação foi movida pelos avós maternos da criança. Em 2019, após 10 anos, o processo foi encerrado, e o hospital foi condenado a pagar uma indenização de R$ 800 mil à família, já descontando os honorários advocatícios.

Parte do dinheiro ficaria depositada em uma conta para a menina movimentar na idade adulta. A Justiça autorizou que fosse usada uma pequena parte desse fundo para despesas da criança, mas a maior quantia só poderia ser acessada aos 24 anos. O dinheiro começou a ser pago em 2019.

Até 2018, a menina era criada pelos avós paternos. Em 2017, a avó morreu e, no ano seguinte, o avô também faleceu. Então, a garota passou a ser criada pelo pai e pela madrasta, Jaira Gonçalves de Arruda. A partir daí, a mulher deu início ao plano de matar a criança para ficar com a indenização, segundo investigadores.

A suspeita foi ouvida após a morte da menina e contou que convive com o pai da vítima desde que ela tinha 2 anos de idade e que se considerava mãe dela.

Jaira declarou que a enteada começou a ficar doente em 17 de abril de 2019, apresentando dor de cabeça, tontura, dor na barriga e vômito. A suspeita foi levada para a sede da Deddica, em Cuiabá.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 9 de dezembro de 2021 às 16:52:36