https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/12/38082_60FADAD7674D96A3.jpg

ATAQUE HACKER

Saúde aciona GSI e diz que sistemas foram comprometidos

Tony Winston/MS

O Ministério da Saúde informou, nesta sexta-feira (10), que acionou o Gabinete de Segurança Institucional e a Polícia Federal para apurar um ataque virtual que derrubou o site da pasta nesta madrugada.

Segundo o Ministério, o incidente “comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta”, citando sistemas como “e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital”.

“O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas”, complementa o informe.

Leia a íntegra:

O Ministério da Saúde informa que na madrugada desta sexta-feira (10) sofreu um incidente que comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações. O Departamento de Informática do SUS (Datasus) está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas.

Ataque de ransomware

Antes do site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br/) sair do ar, uma mensagem do grupo que supostamente cometeu o crime foi exibida.

O Lapsus$ Group, que assumiu a autoria do ataque cibernético, diz que 50 terabytes de informações foram retirados do sistema e estão em posse do grupo. “Nos contate caso queiram o retorno dos dados”.

O ataque aconteceu por volta da 1h da manhã. Cerca de duas horas depois, a mensagem saiu do ar e o site está indisponível para acesso desde então.

O portal sofreu um “ransomware”, ataque hacker caracterizado pela paralisação dos sistema seguido de um pedido de resgate para liberação. Diante da situação, empresas e agências atingidas devem tomar a difícil decisão sobre pagar ou não os hackers para remover a interrupção.

Veja Mais

Um comentário em “Saúde aciona GSI e diz que sistemas foram comprometidos”

  1. EDEMIR disse:

    Isso tem nome:
    BOLSONARO E SUA QUADRILHA

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 10 de dezembro de 2021 às 19:04:42
  • 10 de dezembro de 2021 às 14:35:55