https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/12/posse-paulo_barrionuevo2.png

JUSTIÇA DO TRABALHO

Desembargador Paulo Barrionuevo é empossado presidente do TRT de MT

REPRODUÇÃO

Foram empossados nesta sexta-feira (10) os desembargadores Paulo Barrionuevo e João Carlos Ribeiro de Souza nos cargos de presidente e vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT).  Ambos estarão à frente da Justiça do Trabalho mato-grossense no biênio 2022/2023.

A solenidade, iniciada às 17h, entrou para a história do órgão por ser realizada de forma híbrida, com cerimônia presencial e participação de convidados por videoconferência. Em razão da pandemia da covid-19, somente 100 pessoas puderam assistir ao evento no auditório do TRT, sendo as vagas reservadas para magistrados, servidores e convidados.

Eleito em sessão administrativa do Tribunal Pleno realizada no dia 21 de outubro, o novo presidente vai suceder o desembargador Nicanor Fávero, atualmente afastado do cargo por problemas de saúde.

No início da cerimônia, o presidente Nicanor Fávero emocionou a todos por meio de vídeo, no qual ele fez um breve balanço dos desafios enfrentados pelo Tribunal diante da pandemia e da grave enfermidade que o compeliu a se afastar do cargo. Entraves, no entanto, que não afetaram a continuidade e a excelência dos serviços prestados pela Justiça do Trabalho mato-grossense, mais uma vez reconhecidos com a conquista do selo Diamante em recente premiação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Esse prêmio vem coroar e comprovar o quão brilhante vocês são”, agradeceu.

A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT), Gisela Cardoso, também mencionou os desafios da pandemia diante da qual, segundo afirmou, foi preciso reinventar a prática jurídica e muitas vezes buscar a administração do TRT para superar dificuldades desse período. “E nunca faltou o diálogo”, pontuou, acrescentando o papel essencial do judiciário trabalhista na distribuição da justiça social e a importância de se manter o estreitamento das relações institucionais. Por fim, colocou a OAB à disposição e fez votos de sucesso à nova gestão.

Em nome dos magistrados, a presidente da Amatra/MT, juíza Dayna Lannes, saudou os novos dirigentes, destacando a simbologia da ocasião, de início de uma gestão após a superação de inúmeras dificuldades do momento histórico sem precedentes. Apontou as mudanças e inovações tecnológicas, bem como o contexto econômico e social desafiador, mas diante das muitas incertezas, ressaltou a confiança de que o Tribunal “seguirá em boas mãos”.

O representante do Ministério Público do Trabalho (MPT), procurador Allysson Scorsafava, parabenizou os desembargadores Nicanor Fávero e Paulo Barrionuevo pela bravura diante das dificuldades, ressaltando ainda a qualidade do corpo técnico do Tribunal. “De um dia para outro eles foram colocados diante de um desafio inédito: como proteger os seus próprios trabalhadores para que eles pudessem proteger os demais trabalhadores brasileiros?”, descreveu o procurador. “Esse Tribunal soube estar à altura dos desafios”, avaliou. Para a nova diretoria, desejou uma gestão profícua, “pois o sucesso de Vossas Excelências será o sucesso do Tribunal e, consequentemente, o sucesso da sociedade, de trabalhadores e empregadores mato-grossenses”.

A nova gestão também foi saudada pelo vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, representando a presidente Maria Cristina Peduzzi.  Ele lembrou a importância econômica de Mato Grosso para o país e ressaltou o cumprimento, pelo TRT, do papel de pacificar as relações de trabalho e de “dar voz a quem não tem voz”. Salientando a união demonstrada pelo Regional nesses últimos dois anos, o ministro congratulou a todos, com votos de que o companheirismo e solidariedade demonstrados “conduza o Tribunal a continuar cumprindo seu relevante papel”.

O presidente recém-empossado Paulo Barrionuevo destacou os dias desafiadores pelo qual todos passam e parabenizou o presidente Nicanor e sua equipe, que enfrentou as complexas demandas do início da pandemia. Adiantou alguns dos objetivos de sua gestão na área judicial em relação à unificação da jurisprudência, além de reestruturação administrativa e a atenção prioritária à saúde e qualidade de vida de magistrados e servidores.  Barrionuevo salientou ainda a experiência do desembargador João Carlos, atual decano da Corte, que estará ao seu lado nos dois anos de gestão.

Natural de Apucarana (PR), Paulo Barrionuevo está na magistratura desde 1991, quando tomou posse como juiz do trabalho substituto no TRT de Rondônia/Acre. Em 1993, após nova aprovação em concurso, passou a atuar no TRT mato-grossense. O magistrado foi titular das varas do trabalho de Diamantino e de Rondonópolis, nessa última a unidade permaneceu por quase 24 anos até ser promovido a desembargador, em outubro de 2019. Atualmente, o magistrado ocupa o cargo de vice-presidente (biênio 2020/2021)

O vice-presidente empossado, desembargador João Carlos, atua na Justiça do Trabalho mato-grossense desde 1988, quando o estado ainda estava sob jurisdição do TRT da 10ª Região (DF-TO). Ele foi presidente do TRT/MT de 2007 a 2009 e há quatro anos exercia o cargo de diretor da Escola Judicial.

Novos Dirigentes

Foram empossados ainda os demais dirigentes do TRT de Mato Grosso: desembargadora Eliney Veloso, no cargo de diretora da Escola Judicial, e desembargador Tarcísio Valente, reconduzido à Ouvidoria.

A ocasião foi marcada também pelas boas-vindas à desembargadora Adenir Carruesco, que tomou posse na quinta-feira (9), após ser promovida por merecimento. Em discurso, a magistrada destacou sua trajetória, de uma infância humilde, até o alcance do cargo na magistratura. “Sou a terceira mulher [no Tribunal] vinda da magistratura e, destas, a primeira mulher negra, com muito orgulho”, disse.

Presença

A cerimônia de posse foi prestigiada virtualmente pelos ministros Amaury Rodrigues Pinto Junior e Alberto Bastos Balazeiro, além da presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), desembargadora Maria Helena Póvoas, do procurador-geral do Estado, Francisco de Assis da Silva Lopes.

Também foi acompanhada por presidentes e vice-presidentes de outros regionais do trabalho, como a presidente do TRT do Amazonas e Roraima (11ª Região), Ormy da Conceição Dias Bentes, e o presidente do TRT de Mato Grosso do Sul (24ª Região), André Luís Moraes de Oliveira, além dos desembargadores aposentados do TRT mato-grossense José Simioni, Edson Bueno e Roberto Benatar.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *