https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/12/WhatsApp-Image-2021-12-15-at-13.44.32.jpeg

EM MATO GROSSO

Curso articulado por Max Russi vai mudar realidade de 1099 agentes de saúde

ASSESSORIA

Ana Rute Ribeiro (44) é uma das alunas da formação profissional em Técnico em Agente Comunitário de Saúde (TACS) com ênfase em Endemias de Mato Grosso. Ela é moradora do Bairro Doutor Fábio, na capital cuiabana, e faz parte dos 280 alunos de Cuiabá e Varzea Grande, que receberam diploma do curso inédito, nesta terça-feira (14), realizado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), articulado a partir da atuação do presidente do Legislativo, deputado Max Russi (PSB). No total, 1099 profissionais estão concluindo o curso de formação em 10 municípios polos do estado.

“Nos ajudou a ficar mais capacitados, para o trabalho que desempenhamos, para nós irmos para as áreas, auxiliar os moradores que mais precisam. A atuação do deputado foi muito importante, pois se todos fossem pagar esse curso, a maioria não teria condições. Eu agradeço muito a ele por esse curso”, destacou.

As formaturas presenciais tiveram início no último dia 24 de novembro, no polo de Confresa e já passaram pelos municípios de Barra do Garças (26), Campo Verde (27), Rondonópolis (28), Tangará da Serra (30), Cáceres (03), Sorriso (12) e Alta Floresta (12).

Já a capacitação teve início em fevereiro deste ano, no formato de Ensino à Distância (on-line) e foi voltada exclusivamente aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate à Endemias (ACE) de MT.

Totalmente gratuita, pioneira na modalidade e com direito a material didático digital e impresso, a qualificação contou com apoio pedagógico com tutores on-line e atividades práticas.

Para o deputado estadual, Max Russi, que preside a Câmara Setorial Temática (CST) dos agentes comunitários de saúde e endemias, é satisfatório ver o sentimento de gratidão dos alunos, pois muitos declararam que há mais 10 anos não conseguiam a oportunidade de participar de um curso.

Ainda no início do ano, o secretário de Comunicação do Conselho Nacional de Técnicos em Agentes Comunitários de Saúde (Contacs), Sergio Gutemberg, apontou que o TACS como o melhor da América Latina e um dos melhores ofertados atualmente para a categoria no Brasil.

No final do mês passado, deputado Max Russi (PSB), solicitou ao Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) apoio para a efetivação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e Agentes de Combate à Endemia (ACE’s), com base na Emenda Constitucional nº 51, de 14 de fevereiro de 2006.

O documento foi entregue ao atual gestor da Corte de Contas, Guilherme Maluf, nesta segunda-feira (22), quando foi firmado compromisso entre a Escola Superior de Contas “Conselheiro Oscar da Costa Ribeiro” e a Escola do Legislativo, para atividades de formação, capacitação e aperfeiçoamento funcional de membros e servidores.

Conforme presidente a ALMT argumenta que a legislação prevê a dispensa de processo seletivo público de ACSs e ACEs, que desempenham suas atividades antes da promulgação da emenda. O parlamentar alega que o benefício se aplica a 280 profissionais que estão sendo qualificados no Curso Técnico de Formação em Agente Comunitário de Saúde, que está sendo aplicado em parceria com a ALMT. “Se o Tribunal de Contas puder dar esse apoio, será muito importante”, reforça o parlamentar.

O compromisso de trabalhar por essa classe foi assegurado pelo deputado, por meio de sua atuação parlamentar. Até mesmo antes disso, quando prefeito de Jaciara, Russi foi um dos primeiros prefeitos no estado a efetivar os ACSs, inserindo-os num plano de cargos e salários. Já quando gestor da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), Max promoveu a inclusão dos agentes comunitários no Pró-Família, hoje Ser Família. Esse programa de resgate social foi criado pelo próprio parlamentar, à época licenciado para exercer o cargo de secretário.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *