https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/12/propriedademtvaca.jpg

APONTA PESQUISA

Mesmo com embargo da China, pecuária tem saldo positivo em MT

Leandro J. Nascimento/G1

Mesmo com a suspensão da importação de carne para a China, neste ano, a pecuária tem saldo positivo em Mato Grosso, segundo um balanço feito pela Associação Pecuária de Mato Grosso (Acrimat). O estudo analisou o período de setembro até a última quarta-feira (8).

De acordo com o presidente da Acrimat, Osvaldo Ribeiro, o problema causado pelo embargo, fez com que o Brasil descobrisse outros mercados compradores de carne pelo mundo.

“Com todos os problemas políticos, econômicos, sociais e ambientais, que a gente enfrenta todo dia, o balanço foi positivo. A China foi um grande lição para o Brasil. Essa dependência de quase 60% do mercado nos fez ir atrás de novos compradores. Os Estados Unidos que compra 20 mil toneladas por ano, está comprando 100 mil toneladas e abrimos o mercado russo, que é um consumidor importante, além do sudeste asiático como Filipinas, Indonésia e Vietnã”, contou.

O presidente ainda cita que Mato Grosso é um importante produtor agropecuário e que o estado está sendo reconhecido mundialmente pela grande produção.

“Há alguns anos nós somos o carro chefe de pecuária no Brasil. Se a gente comparar Mato Grosso com alguns países do mundo, nós estamos entre os 10 maiores produtores. Nosso rebanho se equivale ao rebanho da Austrália inteira, que é um grande produtor de carne bovina. Em relação a produção agropecuária, o estado é o maior produtor brasileiro disparado e isso está sendo reconhecido no mundo”, disse.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *