https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/12/2021-12-26t213254z_571305747_rc2dmr9fili0_rtrmadp_3_brazil-dam.jpg

ENCHENTE

Governo Federal anuncia crédito, vacinação e ajuda na Bahia

Foto: REUTERS/Leonardo Benassatto

O governo federal anunciou, na manhã desta terça-feira (28), uma série de medidas para recuperação de áreas destruídas pelas chuvas na Bahia. Entre elas estão linhas de crédito via BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), vacinação contra gripe e hepatite A e ajuda para reconstrução de cidades baianas.

O estado sofre com enchentes, alagamentos e desabamentos. Ao todo, 470 mil pessoas foram afetadas pelos desastres provocados pelas tempestades e 50 mil estão desalojadas. Para o governador Rui Costa (PT), trata-se “do maior desastre natural da história da Bahia”.

A Bahia receberá parte dos R$ 200 milhões em crédito extraordinário anunciados pelo governo federal para reconstrução de rodovias danificadas pelas chuvas. A verba beneficiará também mais quatro estados.

São 116 municípios atingidos – cerca de cem cidades decretaram situação de emergência, várias estão submersas –, mais de 50 mil desalojados e pelo menos 20 mortos.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, disponibilizou o Disque 100 para registros de pedidos de socorro, localização de pessoas desaparecidas e violação de direitos.

Segundo ela, o número será “a porta de entrada da atuação do ministério na região”. A pasta também articulou um trabalho junto com a Polícia Rodoviária Federal para prevenir o desaparecimento de crianças. “Faremos operação de recuperação de documentos para que as pessoas que os perderam possam resgatar benefícios”, disse.

Já o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o ministério editou uma portaria no valor de R$ 12 milhões para a região que foi atingida pelas enchentes. A pasta disponibilizará 100 mil doses de vacina contra gripe, além de imunizantes contra hepatite A e soro para acidentes com animais peçonhentos.

Queiroga também disponibilizou médicos da Força Nacional para a Bahia e 90 médicos da atenção primária. O ministro destacou que “o SUS é tripartite” e se prontificou a atuar junto com a Secretaria Estadual de Saúde e as pastas municipais.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 29 de dezembro de 2021 às 14:49:48
  • 29 de dezembro de 2021 às 14:48:12