https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/06/soja.jpg

LAVOURA

MT inicia colheita de soja e excesso de umidade já impacta produtividade

Pixabay

A colheita de soja em Mato Grosso já começou. Contudo, os agricultores relatam preocupação com a umidade das primeiras áreas prontas e com a falta de defensivos para o manejo. Na fazenda Esperança, em Jaciara, no sudeste do estado, por exemplo, há pressa para evitar que o excesso de água comprometa ainda mais a produtividade da lavoura.

“Tínhamos uma variedade precoce plantada em 16 de setembro e o excesso de chuva em dezembro, que teve um acúmulo de 15 dias chovendo, vai afetar a questão da qualidade do grão, com alguns já avariados”, conta o agricultor Jean Fritsch. “A primeira área que estamos colhendo está com uma produtividade média de 40 sacas por hectare, bem abaixo do que esperávamos”.

Ao todo, o produtor cultivou 1.600 hectares de soja e espera que o desempenho das plantações mais tardias amenize o prejuízo contabilizado nas primeiras áreas. No entanto, teme que a falta de insumos para os tratos culturais frustre a expectativa de colher em média 58 sacas por hectare.

“O volume [de insumos] que tínhamos pedido foi 90% cancelado e recebemos apenas 10%. Não tem perspectiva de chegar; estamos tendo de procurar novas ferramentas para dessecar a soja”, relata Fritsch. Segundo ele, a alternativa tem sido deixar a natureza se encarregar do processo de secagem, mas isso tem um preço: a piora da uniformidade do grão.

“Como a primeira área vem produzindo abaixo do que esperávamos e sendo uma das melhores áreas de fertilidade, a tendência das demais áreas é ser ainda pior, bem abaixo de nossa expectativa de produção”, projeta.

Na safra 21/22, as lavouras de soja em Mato Grosso ocupam mais de 10.850 milhões de hectares, quase 4% a mais do que na última temporada. Conforme expectativa do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), serão colhidas pouco mais de 38 milhões milhões de toneladas da oleaginosa, alta de 5,5% em comparação ao ciclo anterior.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 31 de dezembro de 2021 às 20:49:22