https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/01/1359cc4c7bbf71d9e3b3787d225182d6.jpg

SEM FOLIA

Cuiabá e pelo menos mais doze capitais não terão Carnaval de rua neste ano

DA REDAÇÃO / LEONARDO MAURO
[email protected]

Reprodução Assessoria / Carnaval 2020

Diante do avanço nos casos de contaminação pela variante Ômicron do coronavírus e pela influenza A H3N2, pelo menos doze capitais brasileiras anunciaram que não terão Carnaval de rua neste ano. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou que vai editar decretos proibindo a realização de festas públicas e privadas alusivas ao Carnaval 2022, devido ao surgimento da nova variante do coronavírus (Ômicron).

O anúncio foi feito na manhã do dia 1º de dfezembro, durante coletiva de imprensa realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Outras cidades que não terão blocos nas ruas são: São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Teresina, Belém, Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Curitiba (será on-line), São Luís, Recife e Maceió.

“Um assunto muito importante, que venho dedicando um tempo muito grande discutindo com o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 e com a equipe do Vacina Cuiabá é essa nova cepa que vem rondando o Brasil. Em virtude disso, por pura responsabilidade e recomendado tecnicamente por diretrizes da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, estamos determinando a suspensão de todas as festividades alusivas ao Carnaval 2022 em Cuiabá”, disse o gestor.

Leia mais: Emanuel cancela carnaval e vai instaurar passaporte da vacina

No Rio, o anúncio foi feito no início da noite desta terça-feira (4) pelo prefeito Eduardo Paes (PSD). A cidade, porém, ainda avalia a possibilidade de os desfiles ocorrerem em locais fechados.

Em São Paulo, a prefeitura anunciou na manhã de quinta-feira (6) o cancelamento do Carnaval de rua, após um aumento dos casos e atendimentos hospitalares da Covid-19 e da Influenza na maior capital do país. Uma ideia considerada anteriormente sobre realizar o evento em um local específico, como o Autódramo de Interlagos, também foi descartada.

O desfile das escolas de samba paulistas estão mantidos, mas os protocolos sanitários ainda não foram especificados. Bailes de Carnaval privados deverão exigir comprovante da vacinação contra o coronavírus.

Em Belo Horizonte (MG), a prefeitura anunciou que não cancelou oficialmente a festa, mas suspendeu patrocínios e investimentos em infraestrutura para a realização dos desfiles dos blocos carnavalescos.

Já a prefeitura de São Paulo (SP) disse que mantêm o planejamento da festa, mas que ainda aguarda posicionamento das autoridades municipais de Saúde para tomar a decisão final com base no cenário epidemiológico.

“A SPturis informa que o Carnaval 2022 está sendo planejado e a realização do evento está condicionada ao quadro epidemiológico relativo à pandemia de Covid-19 e entendimento das autoridades de saúde pública e sanitárias”, informa nota enviada pela Prefeitura de São Paulo.

Outras 12 capitais ainda não decidiram se terão ou não desfiles de blocos de Carnaval em 2022: Macapá (AP), Manaus (AM), Vitória (ES), Goiânia (GO), Palmas (TO), Aracaju (SE), Porto Velho (RO), São Luís (MA), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), Boa Vista (RR) e Natal (RN), além do Distrito Federal.

A Prefeitura de Rio Branco (AC) foi procurada pela CNN, mas não respondeu até o momento da publicação desta reportagem.

A cidade pernambucana de Olinda, que possui um dos carnavais mais tradicionais do país, também não fará a festa em 2022. A prefeitura olindense cancelou oficialmente a realização do evento em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (5).

Com informações do portal CNN Brasil

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *