https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/09/dinheiro-moeda-inadimplencia-divida-reais-notas-cedulas-02072021165638776.jpeg

IMPULSO DA INFLAÇÃO

Expectativa para o PIB de 2022 recua a 0,28%, 3ª queda seguida

MARCELLO CASAL JR. / AGÊNCIA BRASIL

Os analistas do mercado financeiro consultados semanalmente pelo BC (Banco Central) seguem menos otimistas com o desempenho da economia brasileira em 2022.

De acordo com o relatório divulgado nesta segunda-feira (10), as expectativas de crescimento econômico recuaram pela terceira semana consecutiva e agora apontam para uma alta de apenas 0,28% do PIB (Produto Interno Bruto) neste ano.

Na semana passada, as expectativas apontavam para um avanço de 0,36% da soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Há quatro semanas, a previsão era de uma alta na casa de 0,5%.

As mudanças das estimativas são impulsionadas pelo recente salto da inflação, pela alta das taxas de juros e pelo temor de rompimento do teto de gastos com o pagamento do Auxílio Brasil, programa idealizado para substituir o Bolsa Família. Há ainda um risco eleitoral no radar do mercado.

Para 2021, os analistas mantiveram em 4,5% a expectativa para o crescimento econômico, resultado a ser divulgado apenas no início do mês de março. A alta, na comparação com 2020, ocorre em meio aos impactos causados pelo ano incial da pandemia do novo coronavírus no desempenho produtivo do Brasil.

As pioras vão também em linha com os dados oficiais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que colocaram o Brasil em recessão técnica, depois de a atividade econômica recuar por dois trimestres consecutivos. As apostas são para um novo dado negativo para o período compreendido entre outubro e dezembro.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *