https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/01/f17500ce5c2a9e6c639d689d44c7a46a.jpg

PÚBLICAS E PRIVADAS

Emanuel reafirma que festas de carnaval estão suspensas na Capital

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Luiz Alves

Com a ascensão no contágio da Covid-19, acompanhado do surto gripal, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, reafirmou, durante o recebimento de sua terceira dose da vacina contra o coronavírus, na manhã desta segunda-feira (10), que a realização de festas carnavalescas públicas e privadas permanecem suspensas no território municipal, conforme determina o decreto nº 8.831/2021. “Os eventos privados não são um costume em Cuiabá, mas eu me preocupei em suspender, pois o setor de eventos está muito penalizado”, justificou o gestor.

A decisão do Chefe do Executivo Municipal, publicada no dia 01 de dezembro do ano passado, colocou Cuiabá no topo da lista entre as primeiras capitais brasileiras a cancelar as festividades, ficando atrás apenas de Fortaleza (CE).

O prefeito salientou que o setor produtivo de eventos, foi umas das classes mais prejudicadas economicamente desde a chegada da crise sanitária ao município e ponderou que sua deliberação serve de alerta aos empresários da categoria, possibilitando assim que tenham tempo hábil para se reorganizar, evitando prejuízos maiores.

“Pelo meu decreto estão proibidas festas públicas e privadas e o privado não é uma prática, um costume em Cuiabá. Me preocupei em suspender, pois o setor de eventos está muito penalizado e uma festa não é organizada em 15 dias, mas sim, com um preparo de meses. Por isso, anunciei logo no dia primeiro de dezembro para que o setor de eventos não fosse pego de surpresa. Mas pelo meu decreto estão suspensas quaisquer atividades carnavalescas públicas e privadas”, reiterou.

O posicionamento de Emanuel tem como base o cenário atual detectado na cidade, prezando pela saúde da população cuiabana em primeiro lugar. Entretanto, Pinheiro não descartou a possibilidade de editar novas normativas, caso necessário.  Contudo, reforçou que as determinações dependerão exclusivamente da curva comportamental das doenças virais.

Dados oficiais

Segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desta sexta-feira (07), Cuiabá contabilizou 52 casos confirmados de Influenza; quatro por Influenza A H3N2, um por Influenza B, nove por Covid-19; um por human metapneumovirus, um por vírus sincicial, um por parainfluenza e uma coinfecção por Influenza A H3N2 e Covid-19. Neste último caso, trata-se de uma mulher de 34 anos,que ficou internada em hospital particular e já recebeu alta.

A SMS segue atenta ao cenário e atuando com o Plano de Enfrentamento à Síndrome Respiratória Aguda Grave e à Síndrome Gripal, com atendimento em livre demanda nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)  para atender aos casos leves e orienta a população que mantenha as medidas de prevenção, com higienização constante das mãos, uso de máscara, distanciamento social e atualização da caderneta de vacinação.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 11 de janeiro de 2022 às 19:29:37
  • 11 de janeiro de 2022 às 19:26:03