https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/01/WhatsApp-Image-2022-01-11-at-10.13.19.jpeg

NOVA QUARENTENA

Janaina testa negativo após reinfecção; entenda novo isolamento

DA REDAÇÃO / LEONARDO MAURO
[email protected]

Luiza Vieira

Após seis dias de ser testada positiva para Covid-19, a deputada estadual Janaina Riva (MDB), compareceu à sessão extraordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), na manhã desta terça-feira (11). A parlamentar testou positivo para o coronavírus na última quinta-feira (6), em Cuiabá, e estava em isolamento social.

Essa é a segunda vez que a parlamentar é infectada pelo vírus. A redação do site Mato Grosso Mais entrou em contato com a assessoria da deputada, que informou que, Riva já passou por outros testes que resultaram no negativo para a Covid.

Leia mais: Janaína Riva testa positivo para a Covid-19 pela segunda vez

“O médico dela disse que pelos sintomas ela já estaria no final (da infecção) e recomendou que ela fizesse um período mais curto de isolamento, e a liberou mediante teste negativo”, disse a assessoria da emedebista.

Isolamento após positivo

O Ministério da Saúde decidiu reduzir de dez para sete dias o período recomendado de isolamento para pacientes com covid-19. Em entrevista coletiva dada no início da noite desta segunda-feira (10), o ministro Marcelo Queiroga anunciou a nova recomendação do governo. Segundo a atualização do guia de vigilância epidemiológica para a covid-19, caso não haja mais sintomas no sétimo dia, a pessoa pode sair do isolamento.

Existe ainda uma possibilidade de encurtar ainda mais o tempo de isolamento. Caso no quinto dia o paciente não tenha mais nenhum sintoma respiratório, não apresente febre e esteja há 24 horas sem usar medicamento antitérmico, ele pode fazer um teste rápido de covid-19. Se o teste der negativo para o vírus, ele também está liberado.

Se, no entanto, o teste der positivo, o paciente deve aguardar até o fim dos dez dias de isolamento. Para quem chegou ao sétimo dia e ainda tiver com sintomas do vírus, a recomendação é manter o isolamento, no mínimo, até o décimo dia e sair apenas quando os sintomas acabarem.

Isolamento em Mato Grosso 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (10.01), 565.246 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.102 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Dos 565.246 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 7.293 estão em isolamento domiciliar e 543.247 estão recuperados.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 11 de janeiro de 2022 às 20:11:41
  • 11 de janeiro de 2022 às 19:58:51