https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/01/bolsonaro-ao-vivo-12012022122822382.jpeg

PANDEMIA

Bolsonaro diz que inflação é culpa das ações de distanciamento social e compara com governo Dilma

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Diante da alta do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que fechou 2021 em 10,06%, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geogafia e Estatística), depois de ter terminado 2020 em 4,52%, o presidente da República, Jair Bolsonaro, atribuiu a culpa às medidas de distanciamento social durante a pandemia da Covid-19.

As ações foram tomadas por prefeitos e governadores nos momentos de maior explosão de casos e mortes, quando o país ainda não tinha vacina contra o coronavírus.

O acumulado é o pior resultado desde 2015, quando a inflação foi de 10,67%, no ano anterior ao impeachment da ex-presidente da República Dilma Rousseff. Bolsonaro comparou o resultado no seu governo à inflação no governo da petista e afirmou que, diante das ações de distanciamento social tomadas durante a pandemia, a “inflação é uma questão natural”.

“Em 2014 ou 2015 a inflação foi de 10%. Me aponte qual crise aconteceu nesses dois anos? Não teve crise nenhuma. Tivemos a questão do Covid. Com a política do ‘fique em casa’, a cadeia produtiva sofreu solavancos, e aí a inflação é uma questão natural. Pelo menos 38 milhões de trabalhadores informais perderam o seu ganho”, afirmou ele em entrevista ao site Gazeta Brasil, transmitida ao vivo pelas redes sociais do presidente.

Em seguida, Bolsonaro falou sobre o preço dos combustíveis, que disparou nos últimos meses. Nesta terça-feira (11), a Petrobras divulgou o aumento da gasolina (4,85%) e do diesel (8%), que passou a valer a partir desta quarta-feira.

O mandatário afirmou que não tem controle sobre isso e que “o preço do combustível encareceu no mundo todo”. “Ou alguém acha que eu sou o malvadão? Que foi aumentado o preço da gasolina, do diesel, porque eu sou o malvadão?”, disse.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 12 de janeiro de 2022 às 20:03:21