https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/01/WhatsApp-Image-2022-01-26-at-15.31.50.jpeg

RELIGIOSIDADE

Igreja do Rosário e São Benedito celebra 300 anos de história, a data é marcada por pedido de reflexão diante da pandemia

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

São três séculos marcados pela religiosidade. Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1975 a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é o templo católico mais antigo de Cuiabá.

Em seu tricentenário conserva todas as características do estilo barroco e a honra de contabilizar quase a mesma idade de Cuiabá.

Em um ponto emblemático da capital mato-grossense no alto do morro nunca passa despercebida, porém começou mais simples, seus primórdios era apenas uma pequena capela, tendo origem em 1722.

A edificação do templo que conhecemos hoje começou dois anos depois, em 1725, sendo posteriormente inaugurada cinco anos depois.

A igreja do Santo mais reverenciado pelos cuiabanos é visível tanto por quem passa pelo cruzamento da Rua Coronel Escolástico quanto pela Tenente Coronel Duarte, tornando ainda mais emblemática com a imagem do Santo negro margeado pelo jardim sempre bem cuidado.

“A igreja foi construída por negros e escravos libertos, por volta de 1722, nos confins de um Brasil quase desconhecido, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito nos remete aos primórdios da nossa história como uma sobrevivente entre tantas e tantas construções históricas, das quais muitas já não existem mais. Ao longo destes três séculos a igreja foi mantida de pé e preservada, como uma testemunha silenciosa da nossa história”, define o padre Pedro Canisio.

Ainda de acordo com o pároco a pandemia tem dividido opiniões dos católicos em diversos temas, mas, por outro lado reforça a fé e a busca pela espiritualidade.

“Não esperávamos celebrar uma data tão importante em meio a pandemia que ainda não permite o retorno da normalidade, mas conduzimos essa crise sanitária com fé e orações para que as famílias continuem na busca por nosso Pai Celestial como fonte de vida e cura. Se possível for iremos realizar nossa tradicional Festa de São Benedito de 30 de junho a 03 de julho”, alerta o padre.

Os fiéis que frequentam a igreja sentem-se honrados ao presenciarem a preservação deste patrimônio histórico, como os festeiros deste ano da tradicional Festa de São Benedito, William Costa Campos e a médica pneumologista Ayrdes Pivetta.

“Celebramos com êxito a preservação deste templo religioso tão emblemático.
Nossa rica história e religiosidade vencem a barreira do tempo e nos enche de fé e esperança diante de tempos desafiadores”, avaliam.

Ao adentrar na igreja é imediata a imersão a este passado tão presente e conservado, com suas formas originais, altares de talha dourada e fundo de cores, no altar-mor imagens da padroeira, de São Francisco de Paula e São Jose dividem espaço, e nos altares vizinhos, repousam São Benedito e Nossa Senhora do Carmo, e ainda ao lado oposto de São Benedito tem majestosa a imagem de Nossa Senhora do Rosário.

Na igreja são realizadas missas nas terças-feiras, às 5h e 19h, nas quartas, quintas e primeiras sextas do mês, às 19h, e no domingo às 8h e 19h.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *