https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/02/jararaca-solta-na-rppn-lontra-por-igor-macedo-01.jpg

EM MATO GROSSO

26% da população está longe do atendimento contra picadas de cobra

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Igor Macedo/Divulgação

De acordo com um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Mato Grosso 775 mil moradores estão há mais de duas horas de atendimento caso sejam vítimas de picadas de cobra, o dado representa 26% da população.

Vale destacar que em casos de ataques desses animais pesonhentos, o tempo é fundamental, caso haja demora, o quadro da vítima pode chegar ao óbito. O remédio contra a picada é o soro antiofídico, porém, ele só é disponibilizado em cidades com estrutura para manter a substância conservada.

Isso significa que são poucas as cidades no Estado que não possuem o soro em estoque. Conforme a pesquisa de Ricardo Dantas e Diego Ricardo Xavier, 26% da população de Mato Grosso está em cidades há mais de duas horas de distância dos polos onde o soro antiofídico é distribuído.

Mato Grosso perde apenas para Rondônia, onde 28% da população, o que representa 424 mil pessoas, moram há mais de duas horas do atendimento com o medicamento.

Outra realidade particular é a do norte de Mato Grosso, onde predomina a grande propriedade rural. É uma área de baixa densidade populacional onde os municípios possuem grandes extensões. Assim, concentrar esforços apenas na disponibilização do soro em pequenos centros urbanos pode não ser suficiente, sendo a articulação entre governo e proprietários rurais uma opção a mais para a entrega pontual do soro antiofídico aos trabalhadores rurais da região“, diz trecho do estudo.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 9 de fevereiro de 2022 às 13:34:38