https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Gilberto-Figueiredo-live.jpeg

COVID-19

Gilberto diz que há municípios com vacinação adulta abaixo de 30%

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Christiano Antonucci | Secom-MT

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo afirmou que há cidades de Mato Grosso que ainda não conseguiram atingir nem mesmo 30% de cobertura da vacinação em adultos contra a Covid-19. O gestor não esclareceu quais são os municípios, mas disse que aqueles mais afastados da capital encontram maiores dificuldades na imunização.

Entre os impasses enfrentados nessas regiões, está a troca de profissionais na pasta de saúde. Em 2021, conforme Gilberto, houve a substituição de mais de 120 secretários municipais de saúde.

“Quanto mais afastado é o município, menor é sua capacidade de ter uma equipe robusta tecnicamente. Estamos colocando à disposição desses municípios nossa equipe técnica para ajudar nas estratégias”, explicou.

Somado a isso, ele citou que o negacionismo tem prejudicado a cobertura vacinal.

“Hoje nosso maior inimigo é esse negacionismo. As pessoas fazem campanhas contra uma vacina que não é experimental e já teve sua eficácia comprovada. É preciso trabalhar em campanhas de conscientização”, disse.

De acordo com o secretário, a não vacinação está inteligada ao surgimento de novos casos graves da doença, o que tem demandado a abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) toda semana.

“A vacinação ainda é o único mecanismo para bloquear o número de infecções. O número de casos oficiais por dia ainda enseja internações e isso nos traz uma preocupação com relação a capacidade hospitalar. Não sabemos qual vai ser nosso limite, mas toda semana abrimos novos leitos e a taxa de ocupação continua alta”, pontuou.

O gestor também pediu para que a Prefeitura de Cuiabá abra novos leitos no antigo pronto-socorro para auxiliar na demanda.

Mortes em idosos sem dose de reforço

Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) de outubro de 2021 a janeiro deste ano mais de 90% das mortes por Covid-19 em Mato Grosso são de pessoas com mais de 60 anos que não se imunizaram com a dose de reforço da vacina contra a doença.

Na capital, a procura ativa daqueles que não completaram o esquema vacinal é uma missão dos agentes de saúde.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 8 de fevereiro de 2022 às 18:00:10
  • 8 de fevereiro de 2022 às 17:32:06