https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/02/932999f26eb33f535ff344e79e65d4ca.jpg

5° EDIÇÃO

Conferência de Promoção da Igualdade Racial será no próximo dia 25

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência é parceira do Conselho da Promoção de Igualdade Racial na realização da 5ª Conferência Municipal da Promoção da Igualdade Racial. O encontro será no dia 25, das 08 às 18 horas, no auditório da Associação de Pais e Amigos Dos Excepcionais- Apae.

O debate,  que reúne representantes de instituições e movimentos raciais, tem como objetivo dialogar com representantes dos movimentos raciais temáticas raciais da cidade e os aspectos que englobam o racismo estrutural e suas consequências.

“O Conselho pretende com a realização dessas conferências, colocar a discussão étnica e racial para todos os públicos, porque essa discussão pertence à sociedade. Isso, claro, tocando em pautas como a população negra, os indígenas, quilombolas e ciganos, que não comungam dos mesmos benefícios e privilégios de outras raças e etnias”, disse o presidente do Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial, Edvandi França.

Os eixos temáticos que serão discutidos durante o Encontro são: O Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural; Enfrentamento a todo tipo de violência praticada por meio das invasões de territórios; Enfrentamento à intolerância religiosa; Desenvolvimento da igualdade étnico-racial e étnico-cultural pela promoção da igualdade de oportunidades.

Ao final da Conferência serão elaboradas as propostas que irão passar por aprovação em plenária. Além disso, serão eleitos os delegados que irão representar o município na etapa estadual deve ocorrer de 02 a 06 de março.

A conferência voltada para a questão racial acontece a cada quatro anos. A última ocorreu em 2017 e a atual foi remarcada para acontecer presencialmente apenas neste ano, devido à pandemia de Covid-19. Além de membros da Administração, o evento contará com a participação de representantes de instituições e movimentos que atuam na temática étnico-racial.

A sede da Apae fica na Rua Major Gama esquina com XV de Novembro, Porto- Cuiabá MT.

Segue abaixo a programação na íntegra:

 

25. 02. 2022 (Sexta-feira)

07h30min – 08h30min

Credenciamento
 

08hs – 09hs

Composição da mesa de abertura

Prefeito de Cuiabá: Emanoel Pinheiro

Presidente ALMT: Dep. Max Russi

Presidente da Câmara: Ver. Juca do Guaraná

Secretária Mun. de Assistência Social: Hellen Janayna de Jesus

Presidente do CMPIR Edevande Pinto de França

Presidente do CME Andreia dos Santos

Presidente do CEPIR-MT: Carlos Alberto Caetano

Execução de Hinos: Nacional e de Cuiabá

09hs às 09h15min

 Café

09h15min – 10hs

I – Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural;

Palestrante: Profª. Drª. Silviane Ramos

Mediador:  Lucinéia Soares da Silva

Debate: 10min

10hs – 10h50min

II – Enfrentamento a todo tipo de violência praticada por meio das invasões de territórios: a) ações e políticas públicas para informar, conscientizar e prevenir sobre os crimes de racismo, injúria e discriminação étnico-racial e étnico-cultural; b) acesso à justiça, denúncias, instrução de inquéritos e punições relacionadas aos crimes de ódio em razão da raça, religião e etnia; e c) impacto do racismo e da discriminação étnico-racial, étnico-cultural e religiosa na vida do cidadão e a importância de políticas afirmativas no seu combate.

Palestra: Dr. Thiago Marcelo

Mediador: Profª Drª Christiany Fonseca

Debate: 10min

10h50min – 11h50min

Elaboração das propostas do(s) eixo I e II

11h50 – 13hs

ALMOÇO

13hs – 13h40min

III – Enfrentamento à intolerância religiosa: a) relação do racismo e da discriminação étnico-racial e étnico-cultural; b) acesso à justiça, denúncias, instrução de inquéritos e punições relacionadas aos crimes de intolerâncias religiosas e invasões de territórios; c) liberdade e o respeito às manifestações religiosas em uma sociedade democrática e livre; e d) acompanhamento dos casos de violação de domicílio e invasão de território que estejam diretamente ligados aos Povos e Comunidades Tradicionais.

Palestrante: Profª. Drª. Iyanifá Ifádayíìsi Ângela Ty’Oxum

Mediador: Conselheiro Pedro Reis Ty Airá

Debate: 10min

13h40min – 14h20min

IV – Desenvolvimento da igualdade étnico-racial e étnico-cultural pela promoção da igualdade de oportunidades: a) avaliação e proposição de políticas públicas transversais como instrumento de promoção da igualdade de oportunidades; b) avaliação das políticas afirmativas vigentes, como as políticas de cotas – Lei nº 12.711/2012 e Lei nº 12.990/2014; c) avaliação do impacto das pandemias sobre a população negra/povos e comunidades tradicionais, e avaliação das estratégias adotadas pela gestão pública para o seu enfrentamento; d) avaliação sobre a implementação e recomendações para o aprimoramento do Sistema Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SINAPIR, incluindo o desenvolvimento de órgãos e conselhos de promoção da igualdade racial; e) avaliação e recomendações sobre a implementação da Agenda Social Quilombola – Decreto nº 6261/2007; f) avaliação e recomendações sobre as políticas públicas para os povos Ciganos; e g) avaliação e recomendações sobre as políticas públicas para os povos de Terreiro.

Palestrante: Profº. Drº. Paulo Alberto P. Vieira

Mediador: Profª. Ms. Carmem Cinira

Debate: 10min

14h20 – 15h20min

Elaboração das propostas do(s) III e IV

15h20min – 15h35min

Café

15hs35min – 16h10min

Aprovação em plenária das propostas dos eixos I, II, III e IV

16h10min – 17h10min

Eleição de Delegados

17h10min – 17h30min

Homologação da eleição dos delegados e encerramento

 

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 14 de fevereiro de 2022 às 14:47:11