https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/02/tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI1D0KJ-FILEDIMAGE.jpg

DEFESA RUSSO

Rússia ordena retorno de parte das tropas à base após exercícios militares

ANTON KOLODYAZHNYYDA - REUTERS / CNN
[email protected]

Ministério da Defesa da Rússia/Divulgação via REUTERS

Algumas tropas nos distritos militares da Rússia adjacentes à Ucrânia estão retornando às suas bases depois de completar os exercícios, informou o Ministério da Defesa russo nesta terça-feira (15) – uma medida que pode diminuir os atritos entre Moscou e o Ocidente.

Um porta-voz do Ministério disse em um vídeo publicado online que, enquanto os exercícios de grande escala em todo o país continuam, algumas unidades dos distritos militares do sul e do oeste completaram seus exercícios e começaram a retornar à base.

Imagens de vídeo publicadas pelo Ministério da Defesa mostraram alguns tanques e outros veículos blindados sendo carregados em vagões ferroviários.

O Ministério disse que usaria caminhões para transportar alguns equipamentos, enquanto algumas tropas marchariam para as bases por conta própria.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que Kiev acreditará no apaziguamento somente depois de ver a retirada da Rússia, informou a agência de notícias Interfax Ucrânia.

“Ouvimos continuamente diferentes declarações da federação russa, por isso temos uma regra: acreditamos no que vemos. Se virmos a retirada, acreditaremos na desescalada”, disse Kuleba, segundo o relatório.

Os movimentos relatados contrariam os avisos dos Estados Unidos e do Reino Unido de que a Rússia pode estar prestes a invadir a Ucrânia a qualquer momento.

A secretária de Relações Exteriores britânica, Liz Truss, disse que o Reino Unido precisaria ver uma remoção em larga escala das tropas russas da fronteira com a Ucrânia para acreditar que Moscou não tem planos de invasão.

A Rússia reuniu mais de 100 mil soldados perto das fronteiras da Ucrânia, incluindo um grande contingente em exercícios conjuntos na Bielorrússia até 20 de fevereiro.

Moscou negou ter planejado atacar a Ucrânia, mas está exigindo garantias dos Estados Unidos e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) de que Kiev não terá permissão para se juntar ao bloco militar. Washington e Bruxelas até agora se recusaram a fazer tais promessas.

O chanceler alemão Olaf Scholz é esperado em Moscou nesta terça-feira (15) para se encontrar com o presidente Vladimir Putin em uma missão de alto risco para evitar a guerra.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 15 de fevereiro de 2022 às 19:24:10