https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/02/2022-02-25t082659z_1645789070_dpam220225x99x281579_rtrfipp_4_explosions-war-conflict-politics-defence-militaryequipment.jpg

RUSSIA X UCRÂNIA

Ataque a torre de televisão mata cinco pessoas na Ucrânia

Deustch Presse-Agentur

O ataque a uma torre de televisão em Kiev, capital da Ucrânia, nesta terça-feira (1º) provocou pelo menos cinco mortes. Fotos e vídeos do ataque à estrutura ucraniana postados em redes sociais foram geolocalizados e verificados pela CNN. A informação das mortes no local foi atribuído ao Serviço de Emergência do país.

Mais cedo, os militares russos disseram que realizariam ataques contra instalações em Kiev, alertando os civis que vivem perto das áreas a saírem. Os alvos seriam a Agência de Segurança de Estado e o 72º Centro Principal para Informações e Operações Psicológicas em Kiev.

Em uma entrevista exclusiva à CNN internacional e à Reuters, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu ao presidente norte-americano Joe Biden que dê uma mensagem forte e “útil” sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia em seu discurso sobre o Estado da União hoje. Zelensky concedeu a entrevista de um bunker em Kiev de onde ele está liderando a resposta de seus militares.

“É muito sério […] não estou em um filme”, disse Zelensky, ex-ator de comédia, à CNN. “Não sou um ícone, acho que a Ucrânia é um ícone […] A Ucrânia é o coração da Europa, e agora acho que a Europa vê a Ucrânia como algo especial para este mundo. É por isso que o mundo não pode perder esse algo especial”.

A entrevista do mandatário ucraniano acontece enquanto o exército russo avança rumo a Kiev no sexto dia de ataques ao país. Mais cedo, imagens de satélite mostraram um comboio russo com mais de 64 quilômetros de comprimento se aproximando da capital da Ucrânia.

Durante a manhã, os militares russos ainda atacaram outras cidades como Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia, e Mariupol, uma cidade portuária no sul. De acordo com um alto funcionário da defesa dos EUA, entre o início da guerra na última quinta (24) e a manhã desta terça (1º), os Estados Unidos já registraram mais de 400 mísseis disparados pela Rússia contra a Ucrânia.

Ataques em Kharkiv

Pelo menos dez pessoas morreram e 35 ficaram feridas em um ataque com foguetes na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, disse o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia em um post do Telegram nesta terça-feira (1°).

A explosão atingiu o prédio da Administração Estatal Regional do governo, de acordo com vídeos do incidente postados pelo Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia (MOFA) e funcionários do governo. Os vídeos foram publicados também na terça-feira, no horário local, e foram verificados pela CNN.

O edifício da Administração Estatal Regional abriga escritórios do governo local. Ele está localizado na “Praça da Liberdade” – a praça principal de Kharkiv e um marco arquitetônico.

“A Rússia está travando uma guerra em violação do direito internacional humanitário. Mata civis, destrói a infraestrutura civil. O principal alvo da Rússia são as grandes cidades que agora são atingidas por seus mísseis”, tuitou o Ministério do Interior, que compartilhou um vídeo mostrando o ataque.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 2 de março de 2022 às 17:14:41