https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/03/FMH.png

GUERRA DE PUTIN

Reunião entre Rússia e Ucrânia acaba, mas sem “resultados esperados”

REUTERS

No oitavo dia de guerra, negociadores de Rússia e Ucrânia se encontraram, pela segunda vez, para discutir condições e termos dos dois países no conflito, mas o encontro terminou sem os “resultados esperados”, afirmou um membro da comitiva ucraniana.

Também nesta quinta-feira (3), o presidente russo, Vladimir Putin, disse que os soldados continuarão avançando na Ucrânia e que seus alvos estão sendo atingidos. Putin também declarou que os militares russos não estão impedindo a saída de civis, rebatendo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky – assista acima ao vivo a cobertura especial da CNN.

A negociação entre os países, que ocorreu em Belarus, foi debatida a viabilidade de corredores humanitários — que não seriam alvos de ataques russos e serviriam para a passagem de refugiados e recursos –, mas não houve conclusões imediatas. Novas conversas sobre o tema devem acontecer, disse o assessor presidencial ucraniano Mykhailo Podolyak.

A primeira conversa entre as delegações após o início dos ataques ocorreu na segunda-feira (28) e teve duração de cinco horas, mas terminou sem um avanço. Na terça-feira (1º), Zelensky disse que a Rússia deveria parar o bombardeio de cidades ucranianas antes que um acordo ocorresse.

Os ataques continuaram nesta quinta-feira (3), assim como a proximidade das tropas russas da capital.

Segundo o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, os russos estão “parados” para um reagrupamento antes de uma possível invasão da capital, ou enfrentando desafios como falta de suprimentos ou resistência de civis.

Os russos assumiram o controle de Kherson, uma cidade estrategicamente importante em uma enseada do Mar Negro com uma população de quase 300 mil habitantes. O prefeito de Kherson, Ihor Kolykhaiev, declarou na quarta-feira (2) que os militares da Ucrânia não estão mais na localidade e que seus habitantes devem agora cumprir as instruções de “pessoas armadas que vieram para a administração da cidade.”

Zelensky: Tenho medo da Ucrânia não existir mais

Em uma entrevista coletiva na capital ucraniana, Volodymyr Zelensky afirmou que apoia sanções do ocidente contra a Rússia, mas pediu mais apoio à Ucrânia, especialmente em relação ao bloqueio do espaço aéreo, para ampliar respostas contra os ataques.

O presidente também afirmou “ter medo” da Ucrânia “não existir mais” caso não haja uma solução diplomática para a crise, e também opinou que outros países anteriormente soviéticos podem ser os próximos alvos da política externa de Putin.

“Nosso povo é muito especial. Não quero vê-lo destruído. Quero ver os ucranianos sobreviverem na História. Não quero que se tornem a lenda dos 300 como os espartanos. Quero paz”, declarou.

Para Zelensky, o objetivo de Putin é “colocar uma nação de joelhos”. Segundo ele, tropas russas estão impedindo cidadãos de saírem de Kherson recentemente dominada, e as cidades estão ficando sem acesso à energia, comida e suprimentos a fim de estimular que ucranianos migrem para a Rússia.

Em seu último vídeo no Facebook, Zelensky afirmou que a Ucrânia não tem “nada a perder além de nossa própria liberdade”, acrescentando que o país está recebendo suprimentos diários de armas de seus aliados internacionais.

Putin a Macron: Rússia atingirá seus objetivos na Ucrânia

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou (24.fev.2022) / REUTERS

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira a seu colega francês Emmanuel Macron que os objetivos da operação da Rússia na Ucrânia — sua desmilitarização e status neutro — serão alcançados de qualquer forma, segundo informou o Kremlin.

Putin disse que qualquer tentativa de Kiev de adiar as negociações resultaria em Moscou adicionando mais itens à sua lista de demandas.

O presidente francês também teve conversas com Volodymyr Zelensky, da Ucrânia.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 3 de março de 2022 às 21:12:54
  • 3 de março de 2022 às 18:08:55