https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/02/GUERRA-UCRANIA.png

REFLEXOS

Guerra Rússia-Ucrânia faz petróleo fechar a semana com alta de 20%

Sergei Malgavko/TASS/Getty Images

Os futuros contratos de petróleo ao redor do mundo fecharam em alta nesta semana em meio ao conflito entre Rússia e Ucrânia e depois que tropas russas tomaram o controle da maior usina nuclear em operação no Leste Europeu.

O contrato do petróleo Brent para o mês de maio registrou alta de 6,92%, custando US$ 118,11 por barril, na ICE, em Londres. O petróleo WTI para abril subiu 3,08%, a US$ 110,99 por barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York. Esse foi o fechamento mais alto para o Brent desde fevereiro de 2013, e o mais alto para o WTI desde setembro de 2008.

Na semana, o petróleo Brent acumulou alta de 20,60%, enquanto o do WTI subiu 21,08%. Durante o período, o Brent subiu para seu maior valor desde maio de 2012, e o WTI atingiu sua máxima desde setembro de 2008.

As altas no preço do petróleo também foram impulsionadas pela interrupção no fornecimento de gás russo à Europa por meio do gasoduto Yamal. Além disso, na madrugada desta sexta-feira (4/3), tropas russas tomaram o controle da maior usina nuclear da Europa, a ucraniana Zaporizhzhia. A invasão aumentou o receio de uma escalada do conflito na Ucrânia.

A usina foi alvo de um bombardeio. Um prédio administrativo, localizado perto dos reatores nucleares, foi atingido por um incêndio. O fogo teria se alastrado para o perímetro da central nuclear, mas foi controlado.

A situação era monitorada pela comunidade internacional, uma vez que, caso o incêndio comprometesse o resfriamento dos reatores, poderia acontecer uma explosão 10 vezes maior que a do acidente em Chernobyl, em 1986 – até então a maior catástrofe do tipo.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *