https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2021/04/empresa.jpg

COMPRA E VENDA

Veja 5 sinais que indicam que chegou a hora de vender sua empresa

Assessoria

A compra e a venda de empresas são processos que devem ser muito bem pensado. Por isso, o empreendedor que estiver considerando iniciar esse tipo de transação deve analisar quais são as possibilidades e a motivação para que isso ocorra.

Muitos pensam que o momento ideal para colocar o seu negócio à venda é quando ele não está indo tão bem ou passando por alguma crise. Mas na verdade, o negócio pode ser muito mais lucrativo quando a companhia está crescendo de maneira consecutiva.

Aqui daremos algumas dicas de como você pode identificar qual o melhor momento de vender a sua companhia.

  1. Projeções financeiras positivas

Quando o negócio está indo bem e a previsão é de continuar crescendo, pode apostar que é uma boa chance de colocá-lo à venda. Para saber disso, é sempre importante manter um acompanhamento financeiro e contábil, tendo a certeza de que a empresa está saudável. Isso dará mais tempo para planejar o melhor momento de vender a companhia.

  1. Setor de atuação em alta

Se há muitas oportunidades no setor de atuação, esse é um bom sinal para buscar um crescimento através desse tipo de operação. Saber se o setor em que sua empresa atua está aquecido, se há oportunidades de compra e venda e como os concorrentes estão se desempenhando pode ser um bom jeito de monitorar se é o momento ideal de aproveitar essa oportunidade.

  1. Outras empresas de olho no mercado

Se você está observando que há empresas concorrentes, direta ou indiretamente, de olho em oportunidades de compra, pode significar que de fato ele está aquecido. Isso ocorre quando empresários começam a sondar companhias mostrando uma intenção de investir em novos negócios. Essa pode ser uma janela interessante para colocar o seu negócio à venda, independente se ele está precisando ou não de capital, pois a oportunidade é que a transação seja valorizada quando a procura está mais alta.

  1. Vontade de empreender em novos negócios

Se a vontade é de começar a empreender em outro negócio que não tem tanto a ver assim com o que a sua empresa atual está atuando, talvez esse seja um grande sinal para começar a pensar em vender. E, com o capital angariado, começar de novo. Provavelmente a sua energia não deve estar mais tão focada na companhia atual, e é preciso, então, encontrar um sócio ou novo gestor que leve a empresa adiante, antes que haja uma desvalorização. Além disso, com a venda é possível planejar melhor o início de outra oportunidade de negócio.

  1. Pausa na vida empresarial

Pode ser que tenha chegado o momento de fazer aquela pausa ou até se aposentar. Sair da frente do negócio também é um indicativo que ele talvez precise ser vendido, pois a venda fará com que você desfrute de todas as conquistas sem se preocupar em participar de decisões, já que a companhia será tocada por um novo dono.

Mas saiba que vender uma empresa não é um processo simples, e requer um passo a passo e planejamento para que ele ocorra da melhor maneira possível, com menor riscos:

  • Primeiramente, é preciso ter um controle financeiro de tudo o que acontece na companhia. Esses dados são de extrema relevância para preparar antecipadamente a empresa para a venda.
  • O valuation é um passo importantíssimo, pois é através dessa metodologia que será possível estipular qual o valor justo para o seu negócio.
  • Planejar e estruturar a transação é o próximo passo. Isso inclui entender como a empresa irá se apresentar ao mercado e qual o é o perfil de investidor ideal para ela. Também é nesse ponto que são mapeados os riscos e alternativas para mitigá-los, com o objetivo de não prejudicar o valor da venda.
  • Preparar a documentação também faz parte do processo de compra e venda de empresas. Do lado vendedor, é preciso preparar diferentes documentações para investidores interessados, de forma que a transação não vaze para o mercado antes da hora, o que poderia prejudicar a negociação.
  • Ir ao mercado em busca de investidores locais ou estrangeiros é um passo que pode ser concluído por meio de road shows. Isso ajudará a contatar o maior número de investidores possíveis interessados na empresa.

Toda a estruturação de compra e venda de uma empresa é melhor realizada com o auxílio de uma assessoria financeira. A Capital Invest, que oferece consultoria em M&A, auxilia empreendedores a prepararem suas companhias para a venda com maior valor e menor risco.

Fonte: Capital Invest – assessoria especializada em fusões e aquisições.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *