https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/03/WhatsApp-Image-2022-03-16-at-16.57.30.jpeg

NA AMM

Max Russi participa de encontro com gestores da Assistência Social

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Da assessoria

A presidente do Colegiado de Gestores Estaduais da Assistência Social de Mato Grosso (Coegemas-MT), Jucélia Ferro, considerou importante a participação de primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), na abertura dos trabalhos do II Encontro Estadual, que aconteceu entre os dias 15 e 16 de março no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e promoveu capacitação sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Para Jucélia, o Estado tem condições de potencializar ainda mais as conduções a respeito da gestão do SUAS. Ela avalia que o caminho é longo e que é preciso apoio de mais líderes. “Foi importante para o Coegemas ter um representante que apoia as ações do SUAS. Acredito que podemos estreitar as conversas para melhorias”, avaliou.

Max Russi foi autor da Lei 11.664, já em vigência, que institui a Política Estadual de Assistência Social em Mato Grosso e tem a intenção de reduzir a desigualdade no Estado.

O então Projeto de Lei 536/2021, que chegou a ser debatido pela Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social do Legislativo, em conjunto com profissionais da área, regulamenta as normas operacionais e gerenciais do SUAS.

“Essa Lei, que teve a contribuição dos gestores, busca o atendimento amplo dos trabalhadores, gestores, conselheiros e usuários do SUAS, no que concerne a proteção social aos cidadãos mato-grossenses, colocando em prática uma política pública que visa a garantia de direitos socioassistenciais, combatendo a profunda pobreza, fome e desproteção social’, complementou Max Russi.

Max Russi lembra ainda que o Governo do Estado tem atuado fortemente nas políticas sociais em Mato Grosso, colocando em prática projetos e ações que buscam atender aos principais anseios dos 141 municípios, grande parte deles em parceria com o Legislativo.

Encontro Estadual – A capacitação sobre o Sistema Único de Assistência Social, que aconteceu nesta semana na AMM, foi destinada aos gestores e técnicos que atuam na Política de Assistência Social, principalmente na gestão pública municipal.

O curso foi realizado de forma presencial, com uma carga horária de 16 horas, além de 30 dias de assessoria via grupo WattsApp. Conforme o Coegemas, o objetivo foi orientar os participantes sobre variados assuntos, como benefícios, serviços, programas e projetos a serem implantados nos municípios, bem como a legislação da política de assistência social, o passo a passo para o planejamento, a execução orçamentária e financeira dos recursos federais, estaduais e municipais.

Os inscritos também receberam orientações técnicas para execução de programas, projetos e serviços do Sistema Único de Assistência Social, bem como orientação para a organização e utilização de forma sistemática de um conjunto de dados e informações que possam subsidiar as decisões quanto a benefícios, serviços, programas, projetos elencados nas conferências municipais de assistência social e demandas emergenciais no município no enfrentamento à pobreza.

Veja Mais

Um comentário em “Max Russi participa de encontro com gestores da Assistência Social”

  1. Edemir disse:

    Tinha a assembleia na mão como presidente e não fez nada. Agora vem cacarejar kkkkkk

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *