https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/03/WhatsApp-Image-2022-03-22-at-16.19.57.jpeg

ALMT

PL destina equipamentos apreendidos em garimpos para agricultura familiar

DA ASSESSORIA / ROBSON FRAGA
[email protected]

Da assessoria

Projeto de lei (272/2022) do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) pode dar destino legal à máquinas e equipamentos apreendidos pelas forças de segurança em garimpos ilegais no estado de Mato Grosso.

A proposta prevê o repasse integral destas máquinas para pequenas propriedades da agricultura familiar que não causem degradação ambiental. Atualmente, todas são destruídas ou queimadas pelos órgãos de fiscalização.

“Eu e o mundo inteiro, com certeza, ficamos intrigados quando a gente observa as polícias federal e estadual colocando fogo em tratores, pás carregadeiras e PCs nos garimpos ilegais. Fico impressionado com tudo aquilo. Será que esta é a única forma de combater os garimpos ilegais?”, indagou o deputado.

O PL foi apresentado em sessão plenária da Assembleia Legislativa e tramita no parlamento. Prevê que o repasse se dará através de Termo de Doação e que as instituições responsáveis pela apreensão ficarão responsáveis pelo processo.

“As instituições responsáveis pela apreensão, ficam responsáveis por entrar em contato com a associação da agricultura familiar e assim concretizar a doação”, diz o artigo 3° do projeto de lei.

Também determina que “a concessão dos incentivos à doação e utilização das máquinas e equipamentos serão prioritárias às pequenas propriedades ou às propriedades que não possuam os mesmos, além de ter preferência os empreendimentos que não provoquem degradação ambiental”, diz o artigo 3º.

Os equipamentos também podem ser utilizados em obras de infraestrutura.

“O objetivo é que esses equipamentos tenham suas funções revertidas em benefício da população em diferentes situações, seja para ajudar a pavimentar uma estrada, construir uma ponte ou para uso na agricultura familiar; de forma que mantenha o fortalecimento da agricultura e melhora na qualidade de vida”, diz trecho da justificativa do projeto.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 23 de março de 2022 às 14:01:16