https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/03/WhatsApp-Image-2022-03-30-at-07.55.30.jpeg

VALE DO RIO CUIABÁ

Projeto do Inca promove as expressões culturais na rede de ensino

DA ASSESSORIA / BEATRIZ SARTUNINO
[email protected]

Divulgação

Entre os dias 05 e 07 de abril, os municípios de Jangada e Acorizal viverão um intercâmbio cultural, econômico e social com a Primeira Mostra Cultural do Vale do Rio Cuiabá. Serão três dias de evento para celebrar e reforçar as dinâmicas sociais identitárias que demarcam as cidades que compõem o entorno da região denominada Vale do Rio Cuiabá, com ações educativas a professores, alunos do ensino médio e fundamental e demais funcionários de escolas públicas.

Serão ofertadas oficinas de Gastronomia Regional, por Márcia Mesquita, de Siriri, por Avinner Augusto, Grafite, por Walyson Nogueira (Presto23), de Musicalização com Materiais Reciclados, com Anselmo Parabá, e de Artesanato em Cerâmica, por Edilaine Domingas. Além de palestrantes para os temas “Educação Ambiental”, por Thiago Itacaramby, e a palestra show “O Linguajar Cuiabano e o Vale do Rio Cuiabá”, com José Antonio Pinheiro da Silva ( Zé Pantaneiro).

As atividades serão realizadas das 9h às 18h, em Jangada, na Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo, para seis escolas estaduais e quatro municipais do município sede do evento, mais sete escolas de Acorizal, sendo quatro estaduais e três municipais.

No primeiro dia (05), teremos o início da oficina de Gastronomia Regional, voltada para as merendeiras, que segue também no dia 06. Ainda no segundo dia, serão ofertadas as oficinas de Musicalização, Grafite e Artesanato, ambos voltados para os professores, e de Siriri, para os estudantes.

No dia 07, será realizada uma roda de conversa sobre as expressões culturais a cerca do Vale do Rio Cuiabá: o Siriri, Cururu, Boi a Serra, Reza Cantada, Festas de Santos, Mascarados, Lambadão e Rasqueado, no período matutino, para os professores de todas as escolas, seguido de um almoço para os participantes.

No período vespertino, será dialogado sobre os próximos passos da educação e da cultura, e depois será apresentada a eles a palestra show com a temática “O Linguajar Cuiabano e o Vale do Rio Cuiabá” e de Educação Ambiental.

No encerramento (07), todos os participantes das oficinas receberão certificados em um tradicional chá com bolo, cercados por uma exposição do que foi produzido durante as oficinas de Musicalização, Grafite e Artesanato, e, à noite, serão proporcionados shows regionais.

“O foco principal das oficinas é o professor, para que ele seja um agente multiplicador dentro da Escola, e os alunos para que eles conheçam as expressões culturais e possam também pratica-las”, destaca a coordenadora geral do projeto, Cybele Bussiki.

O projeto é uma realização do Instituto INCA, patrocinado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), via emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Botelho, com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A Mostra é uma forma de resgatar, promover, preservar e valorizar a cultura do Vale do Rio Cuiabá a alunos, professores e demais funcionários de escolas públicas e privadas.

Esta é a primeira etapa do projeto, que surgiu a partir da Mostra Cultural de Jangada, realizada em duas edições, em 2019 e 2021, e que agora pretende se estender a todos os municípios que compõe o Vale do Rio Cuiabá: também Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 31 de março de 2022 às 12:10:01