https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/04/0aa05a99f9213aeec94ae16aa0169840.jpg

NO MARCO ZERO

Imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá é inaugurada no São Gonçalo Beira Rio

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Gustavo Duarte

Dando início à programação de comemoração aos 303 anos da Capital, a arquidiocese do Senhor Bom Jesus de Cuiabá entregou na noite desta quinta-feira (31), a estátua do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, no Marco Zero, na comunidade São Gonçalo Beira Rio. A programação conta com apoio da Prefeitura de Cuiabá.

A solenidade começou com a missa que teve início na Paróquia São Gonçalo, seguindo com a procissão até a praça Cândido Manoel da Silva, entregue recentemente pela gestão Emanuel Pinheiro. No local foi dada continuidade ao culto ecumênico, com participação de representantes da igreja católica, evangélica e de matrizes africanas. Por fim, foi inaugurada a estátua de três metros de altura que representa o Senhor Bom Jesus de Cuiabá, padroeiro do município.

“Foi uma satisfação imensa estar aqui nesta noite, foi uma benção a participação dos representantes, do povo, das autoridades foi muito gratificante. A programação continua com a cavalgada que sairá aqui do São Gonçalo no sábado, também teremos a motociata, o pedal e muito mais. Queremos a participação de todos nessa programação abençoada em celebração ao aniversário de Cuiabá”, padre Felisberto da Cruz, organizador do evento.

O secretário-adjunto de Cultura, Esporte e Lazer, Justino Astrevo, esteve presente na solenidade e destacou a importância da representação da fé, em homenagem aos 303 anos de Cuiabá. “Recentemente inauguramos esse espaço tão desejado pela comunidade. Temos aqui a representação histórica do monumento dos batelões, temos o resgate cultural na praça em que homenageamos o Seo Candí. Faltava para completar a tríade, a manifestação da fé, que o cuiabano tem muito forte. Então, para nós da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, é uma satisfação muito grande participar desse momento histórico comemorando os 303 anos de Cuiabá e consolidando a imagem do Senhor Bom Jesus como padroeiro da cidade”, declarou Astrevo.

Para o arcebispo Dom Milton, a celebração ecumênica reforça a união e a fé da população cuiabana. “Nós precisamos olhar para trás para percebermos o que vamos fazer lá na frente, olhar o DNA do nosso município, que teve início como Arraial do Senhor Bom Jesus, o padroeiro dessa cidade, não só envolvendo a igreja católica, mas também os espíritas, os umbandistas. E nesse aniversário de Cuiabá, principalmente no tempo em que estamos vivendo, é o momento de reforçarmos a nossa união e a nossa fé”, comentou Dom Milton.

Representando as religiões de matrizes africanas, o pai Paulo, do candomblé e mãe Maria, umbanda, também falaram sobre a importância da celebração. “Essa cerimonia que acolhe todas as liturgias é mais do que importante, porque não deveria haver esse muro que nos separou durante muito tempo. As religiões de matrizes africanas veem como uma oportunidade de entrelaçar dias melhores para o nosso povo”, disse pai Paulo.

“Nós estamos construindo uma história de representação da nossa raiz, do nosso amor, do Senho Bom Jesus de Cuiabá e da celebração do aniversário de Cuiabá. E essa união é muito linda, porque a fé é universal e o amor deve prevalecer”, acrescentou mãe Maria.

Programação

As atividades preparadas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer continuam. Confira a programação completa para celebração dos 303 anos de Cuiabá:

01/04 – 7h: Feira Popular de Artesanato, na Praça Alencastro;

02/04– 8h:  Cavalgada em homenagem ao Senhor Bom Jesus, no São Gonçalo Beira Rio;

03/04– 6h30: Pilotando com o Senhor Bom Jesus, no Coxipó do Ouro;

03/04– 7h30: Pedalando com o Senhor Bom Jesus, no Parque das Águas;

04/04- 19h: Lançamento livro MARPHYSA de Dunga Rodrigues, no Cine Teatro Cuiabá;

06/04 – 19h: Lançamento do Festejo Cuiabano – Culinária, no Sesc Arsenal;

06/04 -19h: Estreia – Angeluz Novos – Curta de Luiz Borges, no Teatro Zulmira Canavarros;

7 a 10/04 – 16h: Refestela Cuiabá: Feira de Cultura e Arte Cuiabana; na Praça 8 de Abril;

7 a 10/04 – 7h30: Copa Cuiabá, no estádio Eurico Gaspar Dutra e miniestádios;

08/04– 15h: Navegando com o Senhor Bom Jesus, no São Gonçalo Beira Rio;

08/04 – 15h: Procissão, celebração e quermesse do Senhor Divino parceria com projeto Feira Popular Artesanato na Praça, na Praça Alencastro;

08/04– 16h: Caminhando com o Senhor Bom Jesus, na Praça do Porto;

09/04 – 16h: Reinauguração do busto do padre Firmo, na Praça da Saúde;

13/04 – 18h: Arte no Beco, Beco do Candeeiro;

14/04 -17h: Espetáculo Flor de Mamona -Dir. Luciene Carvalho – Conferência Municipal da Juventude, no auditório da Secretaria Municipal de Educação;

14/04 -18h:  Arte no Beco, Beco do Candeeiro;

18/04 – 8h30: Espetáculo Cuiabá-MT Em Cena – Edmilson Maciel, Cine Teatro Cuiabá;

18/04 – 14h30: Desfile Afro e Indígena- Vivian Hair e Darlene Taukane/Eliane Xunakalo Bakairi, Cine Teatro Cuiabá;

19 e 20/04 – 20h: Espetáculo Flor de Mamona -Dir. Luciene Carvalho, Cine Teatro Cuiabá;

21 a 24/04 – 9h: 3º Festival da Pamonha, na comunidade Rio dos Peixes;

25/04 – 19h: Lançamento do Livro Vai Passar -da Profª. Jacy Proença e lançamento do Edital Cuiabá -Nossos Olhares 01/22 da Acilbras-MT, Cine Teatro Cuiabá;

29/04 – 19h: Prêmio Jejé de Oyá, Cine Teatro Cuiabá;

01/05 – 7h: 34ª Corrida Bom Jesus, saída da ponte Júlio Muller;

7 e 8/05 – 18h: Festival de Cultura Popular, Orla do Porto.

Programação pode sofrer alterações.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *