https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/04/amp-Vicente-Paulo-1.jpg

EM MATO GROSSO

Projeto Caminhos da Cultura

Reprodução

O projeto CAMINHOS DA CULTURA teve a sua primeira edição em 2019, idealizado e coordenado pelo produtor cultural e artista plástico Vicente Paulo. Nasceu da necessidade do acesso aos alunos da rede pública de ensino aos equipamentos culturais (museus, galerias de artes, pontos de cultura, bibliotecas, centro histórico, teatro, dentre outros) .

Ocorre que diversos projetos e atividades culturais são realizados, permanentes ou temporários, nesses equipamentos públicos, e geralmente os visitantes são turistas, convidados específicos, alunos da rede privada e autoridades, deixando de lado, uma enorme parcela da sociedade sem acesso ao produto da cultura.

Este projeto, de inclusão cultural, hoje coordenado pela AVIMT – ASSOCIAÇÃO DE ARTISTAS VISUAIS DE MT, tem como objetivo, levar este segmento da sociedade (alunos da rede pública de ensino, entre 8 a 17 anos, Indígenas e Quilombolas), geralmente pertencentes à famílias de média a baixa renda, a conhecer e visitar esses espaços.

Como aula de campo, esses alunos são pegos em suas escolas, e durante meio período (matutino ou vespertino) visitam entre 2 ou 3 equipamentos culturais, sempre acompanhados pelos seus professores, e monitorados pelos guias de cada equipamento. E no final da visita recebem um lanche e o ônibus os leva de volta à escola.

Nesta temporada, o projeto teve início em dezembro de 2021, reiniciou em fevereiro deste ano e vai se encerrar agora em abril. Até o final, estará atendendo quase 2.500 alunos da rede pública de ensino, alcançando mais de 16 escolas públicas, 1 tribo indígena (Umutinas, de Barra dos Bugres) e os Quilombolas da Comunidade de Mata Cavalo.

Ainda são poucas as pessoas que tem como prática a visita em espaços culturais, e muitos não visitam por nem saber que esses lugares existem. Quando levamos esses alunos a conhecer e se aproximar mais da nossa arte e cultura, estamos criando formadores de opinião e futuros adultos que poderão investir e valorizar a sua história.

QUAIS SÃO OS LUGARES DE VISITAÇÃO

Coordenação de roteiros – Meire 9 9949-8675

– Museu de História Natural de MT – Coordenadora Enir Maria 9 8466-9468

– Museu de Arte Sacra de MT – Diretora Viviene Lozzi  9 8409-9629

– MISC – Museu de Imagem e Som de Cuiabá – Diretor Cristóvão 9 8136-3741

– Galeria Lava Pés – Guilherme – 9 9640-7713

– Palácio das Instruções – Biblioteca Pública de MT – Gerente Elienes 9 9227-1137

– Centro Histórico de Cuiabá

– SESC Arsenal – Gerente Jocimara 9 9343-5742

– Quintal do Flôr Ribeirinha

Este projeto é patrocinado pelo Governo do Estado de MT, SECEL- Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, ALMT, através da Emenda Parlamentar do Deputado Ulysses Moraes.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *