https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/04/B6E681E0-2062-4BF7-B430-5A44EA38C51B.jpeg

RONDONÓPOLIS

Hospital Regional atende com celeridade cirurgias ortopédicas

O Hospital Regional de Rondonópolis trabalha para atender com celeridade as demandas por cirurgias ortopédicas de urgência e emergência encaminhadas à unidade de saúde via Sistema de Regulação Estadual (SISREG). Dados apontam que 100% dos pedidos de transferência de paciente para a unidade de saúde foram atendidos. Desses, cerca de 95% já passaram pelo procedimento cirúrgico.

“Nos últimos anos, a unidade foi impactada com diversas mudanças, como em 2019 com a retomada da gestão estadual, pois antes o local era gerido por OSS, e depois veio a pandemia pela Covid-19. Contudo, alguns planejamentos para melhoria da estrutura do serviço continuaram avançado e o resultado está mais notório neste momento com a queda no número de casos e internações em decorrência do coroanvírus em que tivemos a oportunidade de colocarmos em pratica as ações que tínhamos planejado durante muito tempo. Agora é possível ver a reorganização da regulação na região, aquisição de equipamentos modernos para dar mais segurança e qualidade no atendimento dos pacientes, além da restruturação do atendimento dentro do hospital”, diz a secretária Adjunta de Gestão Hospitalar da SES, Caroline Dobes.

De acordo com a diretora do hospital, Kênia de Lima Gomes, o serviço de ortotraumatologia representa 52%, em média, de toda a produção cirúrgica do local. Para ela, o esforço conjunto das equipes no atendimento dessa demanda beneficia a população da Região Sul do Estado que tem a unidade como referência.

“A união dos esforços da equipe médica e dos demais setores envolvidos, somados à regularização do fornecimento de OPME, que foi bastante prejudicada pelos efeitos da pandemia na indústria, proporcionou mais agilidade no atendimento a esta demanda tão importante para a região”, pontua a diretora.

Um levantamento feito pela equipe do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis, que regula pacientes por meio do SISREG para o hospital, aponta que, entre a última segunda-feira (28.03) e sexta-feira (01.04), o sistema recebeu 37 pedidos de transferência de pacientes com demanda de urgência e emergência em ortopédica para o hospital e todos foram transferidos. Até sexta-feira, não havia registro de demanda pendente de transferência no Sistema de Regulação.

Dos 37 pacientes transferidos para o Hospital Regional, cerca de 95% foram operados conforme fluxo de atendimento do local. “Os demais pacientes que ainda aguardam pela cirurgia estão recebendo todo tratamento adequado a seu quadro clínico e devem ser atendidos assim que o hospital receber as Próteses, Órteses e Materiais Especiais (OPME) que correspondem a necessidade de cada paciente”, explica Kênia.

Para a diretora do Escritório Regional, Mariza Vieira do Nascimento, a celeridade entre o pedido de vaga via SISREG, a transferência do paciente para o hospital e a realização do procedimento está ocorrendo devido ao empenho da atual gestão em modernizar os processos, qualificar os profissionais e ampliar a estrutura das unidades regionais de saúde.

“A fluidez entre a solicitação da vaga para regulação e a posterior liberação da mesma para o hospital de referência auxilia na satisfação do paciente quanto ao atendimento prestado, além de diminuir as chances de agravar o caso clinico”, entende Marilza.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 3 de abril de 2022 às 23:13:34