https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/04/WhatsApp-Image-2022-04-08-at-18.23.07.jpeg

FALHA

Sistema da Sema impede empreendimentos há mais de 100 dias

Da assessoria

Uma falha no novo Sistema Integrado de Gestão Ambiental de Recursos Hídricos (Siga Hídrico), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), estaria impedindo novos empreendimentos de funcionar em Mato Grosso desde dezembro. O sistema, que deveria agilizar o pedido de autorização para captação de água do rio ou perfuração de poço, ou seu uso quando já existente, acabou por travar todo o processo, causando um prejuízo inestimável à classe produtora.

A denúncia é de profissionais da área de Engenharia que atuam diretamente com projetos relacionados a recursos hídricos na Sema, que procuraram o engenheiro florestal e pré-candidato a deputado estadual Edson Mendes, que se destacou recentemente por mostrar dificuldades enfrentadas pelos produtores por causa de problemas no Simcar.

“Qualquer empreendimento precisa de água para funcionar. Ela é um dos itens mais básicos para qualquer tipo de atividade, até mesmo para a obra de instalação é preciso utilizar água. Assim, sem essa autorização, as empresas ficam impedidas de se instalar”, explicou um profissional que preferiu não ser identificado.

Quando essas empresas são instaladas no perímetro urbano, a própria concessionária responsável faz o atendimento. Até dezembro, as empresas protocolavam o documento via ofício, presencialmente na Sema, e, no prazo médio de 15 dias, essa autorização era liberada.

Ao receber as queixas, Mendes comentou sua preocupação e destacou a gravidade do problema. “Quando um grupo contrata meus serviços, eu não trabalho de forma isolada. Neste ramo, estamos todos conectados. Se o empreendimento não consegue a autorização para captação de recursos hídricos, todo o resto está impedido de acontecer, de ser posto em prática. É um prejuízo imensurável para a economia regional”, comentou o engenheiro florestal.

O que mais preocupa a classe responsável e os empreendimentos de forma geral, ainda segundo relato dos profissionais, é que – além dos mais de 100 dias já transcorridos – ainda não há previsão de solução para o problema.

São diversos os relatos apresentando as mesmas dificuldades, que inclui ainda empresas com recursos financeiros parados no estado por não conseguirem viabilidade ambiental, no quesito abastecimento hídrico, para instalar os empreendimentos, consequentemente impedidos de gerar empregos e desenvolvimento ao estado. Um dos profissionais relata caso de diversas empresas com porte nacional querendo se instalar em Mato Grosso e não consegue por estar tudo parado.

Este não é o único problema apresentado pela Sema. Recentemente, a pasta cancelou o Simcar válido de produtores que estavam com pendência de regularização.

Único a se manifestar sobre o assunto, enquanto nem mesmo os deputados estaduais o fizeram, o engenheiro florestal Edson Mendes acabou sendo lançado pré-candidato à Assembleia Legislativa para representar o agro.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 11 de abril de 2022 às 22:02:30