https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/04/CUIABA.png

ANÁLISE

Gol no começo ajuda, Cuiabá sofre pouco e mostra evolução defensiva

GE MT / OLÍMPIO VASCONCELOS
[email protected]

AssCom Dourado

Não sofrer gols é o primeiro passo para a vitória. O Cuiabá tem conseguido ter esta consistência defensiva. Contra o Fortaleza, foi o terceiro jogo seguido sem o Walter ter que buscar a bola no fundo da rede. Everton marcou gol no começo, o time segurou o resultado de 1 a 0 e conquistou os primeiros pontos no Brasileirão.

Rafael Gava é o cara das bolas paradas. Em um jogo com muitas faltas – 45 no total, sendo 23 do Cuiabá e 22 do Fortaleza -, ter um cobrador de faltas em campo ajuda. Aos 7 minutos, Gava jogou a bola na área, a defesa tirou parcialmente e na segunda bola, o canhoto Everton pegou de primeira, de perna direita, e marcou o gol do jogo. Teve desvio, que enganou o goleiro, mas o mérito é do atacante do Cuiabá, que estava ligado na entrada da área para aproveitar a oportunidade.

Time visitante, com placar favorável, vai jogar no contra-ataque, certo? A resposta é não. O Cuiabá não conseguiu dar velocidade com Everton, e principalmente com André Luís. No primeiro tempo, o Dourado finalizou só mais duas vezes e ambas pra fora. Na defesa, porém, só duas chances claras do Fortaleza. Em uma delas, o Walter salvou em cabeçada de Ceballos.

O Cuiabá começou o jogo no esquema 4-2-3-1. Na teoria, sem muito poder de marcação. O time de Pintado, quando não tinha a bola, formava duas linhas de quatro. Pepê e Rafael Gava mais centralizados, Everton e André Luís marcando pelos lados. Rodriguinho e André faziam o primeiro combate. Deu certo. Aos 15 minutos do segundo tempo, o técnico do Cuiabá mudou. Tirou Rodriguinho e colocou Marcão pra ter ainda mais poder de marcação.

Perdendo em casa, o Fortaleza aumentou a pressão. Romero e Renato Kayzer tiveram as suas chances, mas Marllon evitou um gol, e Walter pegou cabeçada de Kayzer. Principalmente em cobranças de faltas, os donos da casa tiveram outras oportunidades, mas sem grandes sustos.

Alesson entrou e aumentou o poder de contra-ataque. O Cuiabá teve duas chances de ampliar. Uma com ele mesmo e outra com Elton. Maduro, os jogadores não entraram na pilha e nem sentiram a pressão.

Esta vitória teve uma pitada de colaboração do ataque. Mas é o sistema defensivo que merece ser aplaudido. Foram 21 finalizações do Fortaleza. Somente cinco delas foram no gol. O adversário não teve facilidade e tranquilidade pra chegar ao gol do Walter. Foram nove finalizações pra fora e outras sete bloqueadas.

Com apenas 38% de posse, o Cuiabá teve pouco a bola e deixou o rival rondar a área. Mas sem efetividade. É preciso prender um pouco mais a bola no ataque, pra sofrer menos.

A vitória sobre o Fortaleza é gigante. O início é promissor. Pintado está conseguindo rodar o elenco, poupar pra evitar lesões e os resultados estão saindo. Nos últimos dois jogos muitas variações táticas e mudanças durante o jogo. Reforços chegam para ajudar, pra quem sabe, sofrer menos no Brasileirão, em comparação ao ano passado.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *