https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/04/desmatamento-amazonia.png

APONTA PESQUISA

MT lidera o ranking de desmatamento da Amazônia

Marcos Vergueiro/Secom

Mato Grosso lidera o ranking de desmatamento da Amazônia pelo terceiro mês consecutivo, segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) publicados nesta quinta-feira (14). Em março, 46% de todo o desmatamento registrado no bioma ocorreu no estado.

Essa porcentagem equivale a 57 km² desmatados. Segundo o levantamento, no ranking dos 10 municípios que mais devastaram, cinco são de Mato Grosso: Nova Ubiratã, Juara, Feliz Natal, Porto dos Gaúchos e Juína.

Juntos os municípios somaram 35 km² de floresta derrubada ou 61% do registrado no estado.

Em segundo lugar é o Pará, com 27% da derrubada da Amazônia, que equivale a 33 km². Desse total, 21% foram registrados dentro de duas unidades de conservação. Elas foram as áreas protegidas com maior derrubada na floresta em março.

Já o terceiro estado com maior desmatamento no último mês foi Roraima, com 11% ou 13 km² de área derrubada. De acordo com o Imazon, 8 km² foi registrado em Rorainópolis (RR).

Em quarto ficou o Amazonas, com 12 km²registrados no município de Lábrea, no sul do estado na divisa com o Acre e com Rondônia.

A floresta amazônica perdeu somente nos três primeiros meses deste ano uma área equivalente a 687 km², o segundo maior acumulado para o período em 15 anos.

No ano passado, no primeiro trimestre foram derrubados 1.185 km² da floresta. Em comparação com 2021, o acumulado deste ano foi 42% menor.

De acordo com o instituto, mesmo com a redução a situação é preocupante já que nos próximos meses começa o período de seca e a derrubada da floresta tende a ser maior.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO