https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/04/5e1688ea9d347bc5cf79c0032eda72de.jpg

CONTRA GRIPE

Baixa procura pela vacina da Influenza preocupa Secretaria de Saúde

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Davi Valle

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou na capital mato-grossense no dia 11 de abril, com o objetivo de imunizar cerca de 97,6 mil pessoas. O motivo da preocupação é sobretudo com a população idosa, que costuma ser mais susceptível ao vírus. E também pelo expressivo aumento de casos ocorrido em dezembro do ano passado. Nesta fase, estão sendo contemplados apenas trabalhadores da saúde e pessoas a partir de 60 anos.

“Realizamos a campanha anualmente, com resultados satisfatórios. No ano passado tivemos uma procura muito expressiva por esta vacina, pois durante a pandemia muitas pessoas decidiram se proteger também contra o vírus da gripe. Em dezembro de 2021 tivemos um aumento nos casos de Influenza, já com uma cepa diferente daquela que o imunizante protegia e isso resultou em uma grande procura por atendimentos médicos. Essa vacina que estamos aplicando é diferente da aplicada no ano passado por isso é importantíssimo que todos procurem as unidades de saúde para receberem sua dose”, disse Wellington Assunção Ferreira, coordenador de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde.

Com exceção das unidades que realizam a vacinação infantil contra o coronavírus, que são apenas cinco, todas as outras unidades básicas de saúde do município estão realizando a imunização contra o vírus da gripe, que protege contra a Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). “Mesmo com a facilidade de ter a vacinação contra a Influenza em quase todas as unidades básicas de saúde, ainda assim estamos com uma baixa adesão da população, pois até o momento pouco mais de 4 mil pessoas foram se vacinar”, comentou o coordenador.

Esta primeira fase de vacinação de trabalhadores da saúde e pessoas a partir de 60 anos vai até o dia 30 de abril. A segunda etapa começará dia 02 de maio e contemplará  crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, professores, pessoas com deficiência permanente e portadores das doenças crônicas não transmissíveis, como doença respiratória crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, além de diabéticos, obesos, imunossuprimidos, transplantados e portadores de trissomia. Também entram nesta fase os caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas e funcionários do sistema prisional.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 22 de abril de 2022 às 18:40:27
  • 22 de abril de 2022 às 18:39:32