https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/04/a14981684d378a86611520cfff12b3d5.jpg

SANEAMENTO BÁSICO

Emanuel inaugura ETE do Ribeirão do Lipa nesta sexta-feira (29)

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]

Luiz Alves

O prefeito Emanuel Pinheiro inaugura, nesta sexta-feira (28), às 10h, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Ribeirão do Lipa. O evento, que contará com a presença de autoridades públicas, líderes comunitários e gestores da concessionária Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá, marca a entrega oficial da obra ao município. A unidade já está operando e atende, no momento, a 70 mil pessoas em 35 bairros.

Projetada para tratar 260 litros por segundo, a nova ETE faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário Ribeirão do Lipa, que conta atualmente com 108 quilômetros de redes coletoras e uma unidade elevatória, utilizada para bombear o esgoto até a estação. A construção da estrutura de tratamento mobilizou, ao longo de 12 meses, 90 trabalhadores.

Projetada em sistema compacto, ela requer menos espaço para suas instalações, tem operação totalmente automatizada e baixa geração de odores. A ETE Lipa segue rigoroso método de purificação e dispõe de mecanismos de eficiência energética.

O prefeito destaca que esse é mais um importe passo rumo à universialização do saneamento básico em Cuiabá, beneficiando centenas de famílias que vivem na região. “Já investimos muito e vamos investir até 2024 muito mais em melhorias no setor em prol da nossa população. Saneamento básico é qualidade de vida, significa respeito e consideração com a nossa gente, além de promover a sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, disse o gestor.

A construção da nova estação e a instalação das tubulações de coleta são resultados do investimento de R$ 97 milhões. A ETE Lipa, atualmente, já pode tratar 11 milhões de litros por dia e traz relevantes avanços operacionais.

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO

  • 29 de abril de 2022 às 11:59:23